Volta Redonda - O município de Volta Redonda inaugurou a segunda Fábrica de Fraldas na manhã desta quinta-feira, 31. Segundo a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no espaço que fica no bairro Voldac, além das fraldas geriátricas, também serão produzidos absorventes para distribuir às alunas da rede pública de ensino e outras famílias atendidas pelos programas sociais da cidade.
O programa visa a fabricação das fraldas descartáveis (geriátrica e infantil) e absorventes, implementando ações de geração de renda e acolhimento social. No local, a equipe será composta por oito mulheres que foram indicadas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), que trabalharão em regime de turno. Elas receberão uma bolsa auxílio, passagem e uniforme.
A ampliação da produção das fraldas atenderá grande parte da demanda das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas no município, bem como a outras demandas desse material, cumprindo assim, a finalidade do Fundo Municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego, Renda e Habitação – Banco da Cidadania, instituído em dezembro de 2000.
A nova unidade homenageia através da Lei 20/2022 do vereador Antônio Régio Gonçalves Dias (Lela), a Dona Munira Arbex Francisco, mãe do prefeito Antônio Francisco Neto. O também filho da homenageada, Marco Antônio Francisco agradeceu.
“Fico muito feliz de um espaço como esse levar o nome da minha mãe, que foi uma guerreira. Fomos criados para sempre olhar para os menos favorecidos e ter amizade por todos. Essa homenagem é muito importante para a nossa família”, falou Marco Antônio.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, hoje é um dia especial para Volta Redonda.
“A abertura desse espaço foi uma grande vitória para o nosso município. Além de beneficiar as mulheres que vão receber os absorventes, a equipe que fará a produção na fábrica é composta por mulheres que estão sendo assistidas”, comentou Glória Amorim.
O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, destacou que com a abertura da unidade será possível ampliar o atendimento para a população.
“Estou duplamente emocionado hoje: por abrir mais essa unidade e por ela levar o nome da minha mãe. Estou muito emocionado e honrado com essa homenagem. Essa unidade é mais um ganho para a nossa cidade, para as adolescentes que estudam na rede pública de ensino, hospitais e instituições de longa permanência. Volta Redonda é uma referência no estado do Rio. E vamos avançar cada dia mais”, disse o secretário.
O assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, comentou que a unidade é de suma importância para o município.
“Dona Munira merece essa e muitas outras homenagens. Saber que o nome dela fará parte de um projeto tão importante como esse me deixa muito feliz. A ampliação do serviço irá possibilitar ainda que outros locais que ainda não estão recebendo o material, também sejam beneficiados”, declarou Deley de Oliveira.
Segundo a Smac, com a nova unidade será possível também aumentar em cem por cento a produção de fraldas geriátricas produzidas no município, que serão doadas para as Instituições de Longa Permanência e para os programas assistenciais do município, além da rede de saúde.
Dentre os beneficiados estão os abrigados do Lar dos Velhinhos (LVVR), da Legião da Boa Vontade e da Instituição de Longa Permanência para Idosos João Miguel da Silva, conhecido como Asilo Dom Bosco, cuja maioria faz o uso permanente dessas fraldas.
A primeira unidade foi reinaugurada no ano passado, depois de quatro anos fechada, no bairro Ponte Alta. No local, 500 fraldas geriátricas e infantis são confeccionadas e destinadas às Instituições de Longa Permanência (ILPI) e aos programas assistenciais do município, além da rede de saúde. Os espaços são administrados pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária, através do Banco da cidadania.
O programa ainda fornece estágio a menores aprendizes egressos de atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, assistidos pelos programas sociais. Na fábrica, já em funcionamento a equipe conta com oito jovens que estão recebem uniforme, passagem e uma bolsa auxílio.
Projeto de Lei
No ano passado, a Câmara Municipal apresentou um Projeto de Lei, do vereador Paulo Roberto Costa Docca, o Paulinho AP, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas publicas de Volta Redonda. Com a nova fábrica, o projeto, que foi sancionado pelo prefeito Antônio Francisco Neto, sairá do papel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.