Volta Redonda - O projeto “Terapia Comunitária Online” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda foi premiado pelo Cosems-RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro). A informação foi confirmada na terça-feira, dia 19.
O programa foi selecionado para ser apresentado na 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS/Fiocruz que acontecerá no dia 28, de forma virtual, no canal do YouTube do Cosems-RJ.
O projeto, além de ser escolhido, também conquistou a chance de ser contemplado pela Curadoria do IdeiaSUS, ou seja, contará com acompanhamento das práticas por um período de 12 meses.
Segundo umas das idealizadoras do projeto, a médica de família da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Mello dos Santos, a iniciativa surgiu no ano passado com a ideia de oferecer, de forma gratuita, uma rede de amparo emocional a qualquer pessoa, mas principalmente a quem perdeu algum amigo ou familiar para a covid-19.
“A terapia comunitária surgiu para promover um espaço de acolhimento, de partilha, de cuidado, com formação de vínculos solidários. Para se falar das dores e das potencialidades das pessoas. Valorizando o indivíduo e o empoderamento pessoal, a gente consegue fortalecer a nossa população”, disse a médica.
Ainda de acordo com Silvia Mello dos Santos, a prática em Volta Redonda é um exemplo para que outras cidades sigam essa experiência.
“O que torna este projeto mais inovador é o uso da tecnologia, além da participação de várias secretarias. A própria Secretaria de Saúde, o Departamento de Tecnologia de Informação, a EPD (Empresa de Processamento de Dados) e a Secretaria de Comunicação. Por isso que deu certo”, comentou Silvia.
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, falou que as maiores causas de adoecimento do ser humano não estão relacionadas exclusivamente as questões físicas, e destacou que uma gestão que acredita no SUS entende que novas tecnologias de cuidados ampliados precisam ser desenvolvidas.
“A terapia comunitária integrativa trabalha a saúde de forma integral e contribui imensamente para o enfrentamento dessas questões. A possibilidade de proporcionar essa tecnologia de cuidado é um grande avanço para a Saúde de Volta Redonda, este segundo lugar é muito merecido, pois foi um projeto inovador, já que possibilita o acesso a qualquer pessoa, garantindo o direito à saúde de forma universal”, falou a secretária.
O prefeito Antonio Francisco Neto comentou sobre o reconhecimento e a premiação do projeto.
“Sabemos que ainda temos muito o que fazer para ter novamente a Saúde que a população espera, mas estamos no caminho certo e essa premiação é mais uma prova disso. Parabéns a toda nossa equipe, que está reconstruindo nossa saúde”, falou.
A ideia da 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde é proporcionar o intercâmbio de práticas das cidades implementadas no SUS, estimular, fortalecer e divulgar as ações dos municípios que inovam nas soluções em busca da garantia do direito à saúde.
Ainda visa dar visibilidade às práticas de saúde em relação à gestão local, de acordo com a realidade dos territórios, além de promover um espaço para a troca de práticas e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.