Volta Redonda - A capacitação “Fundamentos da Gestão do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social)” começou a ser ministrada nesta quarta-feira, dia 27, para servidores, gestores e conselheiros do VR Previdência.
A capacitação terá três dias de palestras e ocorre no auditório da prefeitura. Nesta quinta-feira, dia 28, e sexta-feira, dia 29, o treinamento abordará temas como: Regras de concessão de benefícios previdenciários; Gestão Atuarial e Planos de Custeio; e Investimentos dos RPPS.
O objetivo da Secretaria Municipal de Administração (SMA) de Volta Redonda é preparar funcionalismo para as mudanças impostas pela Emenda Constitucional 103/19, que altera o sistema de previdência social.
Segundo o secretário municipal de Administração, Cláudio Franco, a intenção é adequar a previdência da cidade à nova legislação que, apesar de estar em vigor desde 2019, ainda não foi regulamentada.
“Essa emenda regulamenta vários aspectos da previdência. Alguns pontos foram autoaplicáveis, outros já deviam ter sido implantados. Agora vamos fazer as adequações à legislação, encaminhar para a Câmara Municipal, e vamos treinar o pessoal para que possa, também, atender os outros servidores”, esclareceu Franco, que participou do primeiro dia de capacitação.
Depois da abertura, os servidores assistiram a uma palestra motivacional sobre gestão do trabalho em equipes pela manhã, e na parte da tarde, receberam orientações sobre Legislação e evolução dos RPPS. O programa de capacitação conta com palestrantes de fora do governo municipal, incluindo profissionais de outros municípios.
Franco disse que os investimentos são realizados pela administração municipal para melhoria do VR Previdência, desde quando o prefeito Antonio Francisco Neto reassumiu a prefeitura no início de 2021.
“Por determinação do prefeito Neto, já estamos investindo na reestruturação da previdência. Contratamos tecnologia, um software moderno que faz a gestão previdenciária e folha de pagamento. Também contratamos uma empresa de assessoria que vai dar respaldo jurídico pra gente. É a preocupação do prefeito para garantir o futuro tranquilo dos servidores que tanto contribuíram para o município e hoje se encontram recebendo da previdência”, declarou Franco.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.