Lançamento do aplicativo ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, no gabinete do prefeito Antônio Francisco NetoDivulgação

Volta Redonda - O aplicativo Cittamobi Acessibilidade foi lançado na manhã desta terça-feira, 10, no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto. O objetivo da nova versão atualizada do software é promover a inclusão da pessoa com deficiência no transporte público municipal.
Com os novos recursos do aplicativo, o usuário terá acesso ao horário dos ônibus e poderá acompanhar o percurso dos coletivos, em tempo real, através de um assistente de voz, que já está em teste. Através do Cittamobi Acessibilidade, os deficientes visuais terão vários itens para acessar, como pontos próximos, seus locais e obstáculos, radar e consultar as linhas de ônibus.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchoa, explicou que a atualização do aplicativo era um pedido das pessoas com deficiência desde a implantação da pasta.
“Essa novidade vai facilitar a vida deles e muito, pois terão uma ferramenta para auxiliar em seus deslocamentos de ônibus. Este é o nosso compromisso para tornar o transporte público mais inclusivo”, disse Uchoa.
O deficiente visual Raoni Campbel de Oliveira comentou sobre a importância do aplicativo.
“Agora será possível saber onde estamos, qual ônibus estará passando, os horários de cada um deles, além de poder usar o aplicativo como GPS. Isso significa que teremos um grande avanço para a nossa vida”, falou Raoni.
Durante o lançamento do aplicativo, o prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que a cidade vai ganhar mais três sinais sonoros, que ficarão nos bairros Vila Santa Cecilia, Jardim Belvedere e Casa de Pedra. Outros cinco deverão ser implantados em breve.
“Queremos avançar cada vez mais na acessibilidade. Vamos dar uma atenção especial em todas as questões das pessoas com deficiência. A Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha, por exemplo, passará por uma reforma geral, tornando-se uma instituição mais moderna e que servirá de modelo para outras cidades”, contou Neto.
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), as empresas operadoras de ônibus da cidade e o Sindicato das Empresas de Transporte (Sindpass) também vão oferecer outras facilidades para os passageiros do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Volta Redonda (STTP).
Os usuários poderão acompanhar horários dos ônibus e fazer sugestões, elogios e reclamações via WhatsApp (24 99295-8558). A ideia é atender as demandas de quem utiliza o transporte público, com respostas em até 72 horas.
O Sistema de Transporte vai disponibilizar cartazes nos pontos e dentro dos coletivos contendo QR Codes que irão direcionar o usuário direto ao bate-papo do WhatsApp. Ainda publicações nas redes sociais da prefeitura e dos órgãos envolvidos também levarão o passageiro direto ao canal de comunicação.
Segundo o secretário da STMU, Paulo Barenco, ao abrir o aplicativo, o usuário encontrará três itens correspondentes à sua solicitação.
“Ao digitar o número 1, o passageiro terá informações sobre horários dos ônibus, e será encaminhando para o site www.voltaredonda.rj.gov.br ou para o aplicativo Cittamobi, para acompanhar o percurso dos ônibus em tempo real, observando em que local o veículo está ou quando saíra do ponto. Já nos dois itens seguintes, 2 e 3, os usuários poderão fazer sugestões, elogios e reclamações. Com relação às queixas, é importante que todos os dados da ocorrência sejam preenchidos. Assim, vamos conseguir agilizar o atendimento e dar uma resposta mais rápida e segura ao passageiro”, esclareceu Barenco.
As mensagens serão recebidas por um atendente que ficará responsável por colher a resposta, depois encaminhar a reclamação à empresa, e dar o retorno da demanda. A mensagem com a resposta, na sequência será encaminhada ao usuário dentro do prazo estabelecido no projeto. As reclamações recebidas dos usuários serão colocadas em planilhas, e encaminhadas por e-mail, tanto para a STMU quanto para os responsáveis da empresa de ônibus. Outra opção de contato com o Sistema de Transporte é o e-mail da ouvidoria: ouvidoria.onibusvr@gmail.com.
A STMU também quer aumentar o número de pessoas que utilizam o aplicativo Cittamobi – ferramenta que acompanha os horários dos ônibus municipais em tempo real.
“Ali, o usuário encontra a exata localização dos veículos e consegue uma estimativa da hora que o ônibus chegará na parada. Assim, com mais agilidade, a pessoa saberá em que horário o ônibus vai passar ou se o ônibus já está no trajeto”, acrescentou o secretário.
O lançamento do aplicativo contou com a presença de deficientes visuais, principalmente os que reivindicaram o benefício, além do desenvolvedor do App Acessibilidade, Luiz Eduardo Porto, do prefeito Antônio Francisco Neto, do assessor especial Deley de Oliveira, dos secretários municipais de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, e da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchoa, e da diretora da Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha, Vera Lúcia Ferreira Cruz.