Volta Redonda - Uma ação de conscientização de respeito às vagas exclusivas para idosos e deficientes foi realizada nesta quinta-feira, dia 19, em Volta Redonda. Equipes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e da Guarda Municipal (GMVR) percorreram as principais ruas e avenidas do bairro Retiro.
A caminhada começou na Avenida Antônio de Almeida e seguiu até a Sávio Gama. Durante a atividade, folhetos foram colocados junto a veículos que estavam em vagas reservadas aos idosos e deficientes.
Esta foi a segunda ação neste mês, dentro da campanha que começou em janeiro deste ano. O objetivo com os atos é conscientizar sobre o fato de que essas pessoas têm, por lei, direito a vagas preferenciais em áreas públicas, comerciais e espaços de lazer.
"Esta é uma campanha na qual queremos conscientizar a todos, mas principalmente os motoristas sobre a importância do respeito às vagas preferenciais. Durante essas ações também estamos constatando a necessidade de ampliar o número de vagas. Iremos ampliar e reforçar a pintura da sinalização", disse o secretário da SMPD, pastor Washington Uchôa.
Ainda segundo Uchôa, as vagas reservadas para idosos ou deficientes possuem padrões de espaçamento específicos, assim como a sinalização horizontal e vertical. O secretário também destacou que o Poder Público tem atuado para tornar a cidade mais inclusiva e com acessibilidade, mas é preciso contar com o apoio da população.
"É um trabalho contínuo. O motorista que ocupa uma vaga reservada para um idoso ou de uma pessoa com deficiência vai contra a lei, que reserva espaços em áreas de grande movimento. Toda vez que um condutor ocupa essas vagas sem ter direito a ela, ele tira a possibilidade de um idoso ou de uma pessoa com deficiência de ir a uma consulta médica, um banco, somente pelo fato de não poder estacionar o carro. Além disso, essas vagas são pensadas e planejadas na acessibilidade", comentou Uchôa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.