A campanha itinerante vai até o dia 24 de setembro e foi dividida em cinco sábados para atender todo o município. Serão nove pontos de vacinação, entre unidades básicas de saúde, escolas municipais, praças e Cras (Centros de Referência da Assistência Social).
A cada sábado serão contemplados grupos diferentes de bairros para que todos os animais tenham acesso à campanha. A aplicação da dose antirrábica acontecerá sempre das 8h às 17h. Além disso, haverá um drive-thru de vacinação no dia 17 de setembro, na Ilha São João.
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, destacou que a vacinação é fundamental para a saúde dos animais e para o controle da raiva urbana – controlada há anos no município. Ela ainda reforçou para que os tutores levem os cães e gatos em segurança aos locais de aplicação.
“Cachorros devem ser levados na coleira. Cães de grande porte, além da guia, recomenda-se a utilização de focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte para animais domésticos. Pedimos ainda que sejam conduzidos por um adulto, para evitar acidentes”, recomendou a coordenadora da Vigilância Ambiental.
Ano passado, mais de 27 mil animais foram vacinados na ação. A adesão à campanha mostra o comprometimento das pessoas com os animais de estimação. Principalmente, porque a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.
“Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e, por isso, os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença”, disse Janaína.
A campanha de vacinação antirrábica segue no dia 3 de setembro, nos seguintes locais: UBSFs Eucaliptal, Conforto, São Lucas, Ponte Alta, Jardim Ponte Alta, Siderlândia, Jardim Belmonte, Belmonte, Padre Josimo; e na Praça Marechal Osório – Ginásio poliesportivo no bairro 249.
No dia 10 de setembro, a vacinação segue nas UBSFs Retiro I e II; Açude I e II; Vila Brasília; Mariana Torres; Vale Verde; Cras Belo Horizonte; Praça Namen Cury – Vila Mury; e Escola Municipal Amaral Peixoto, no bairro Retiro.
No sábado, dia 17 de agosto, haverá a realização do drive-thru, na Ilha São João. E haverá aplicação de doses nas unidades básicas de Saúde dos bairros: Jardim Paraíba; Três Poços; Vila Americana; Santo Agostinho; Volta Grande; Água Limpa; além do Cras Voldac, Cras Aero Clube e Igreja Divino Espírito Santo, no Jardim Amália.
No encerramento da campanha, dia 24 de setembro, os animais deverão ser levados às unidades: Caieiras; Candelária; Dom Bosco; Santa Rita do Zarur; Nova Primavera; São Sebastião; Cras Santa Cruz; Igreja católica no bairro Pinto da Serra, e na Escola Municipal Juarez Antunes, no São Luiz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.