Indicação para procedimento cirúrgico é quando a curvatura da coluna possui acima de 45º grausDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - O projeto Coluna Reta, programa pioneiro da Prefeitura de Volta Redonda para diagnóstico precoce e tratamento da escoliose idiopática, lançado em 2021, chegou a 12 cirurgias realizadas neste fim de semana. No sábado (27), mais duas jovens passaram pelo procedimento de alta complexibilidade no Hospital São João Batista (HSJB).
O programa, inédito no Brasil, iniciou as cirurgias em outubro do ano passado para correção da escoliose, doença que afeta de 2% a 4% da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). A triagem para identificar os pacientes iniciou em junho de 2021 e, desde então, o Coluna Reta já atendeu cerca de 2,5 mil jovens no município.
De acordo com o ortopedista especialista em coluna e responsável pelo Coluna Reta, Juliano Coelho, todos os procedimentos cirúrgicos do programa foram bem sucedidos.
“No sábado, 27, a equipe do programa operou Milene e Gracie, que têm previsão de alta para quarta-feira, dia 31. Além delas, Pedro Victor, de 18 anos, também passou por procedimento no fim de semana. Neste caso, foi necessária uma intervenção pré-cirúrgica, para diminuir o ângulo da curvatura da coluna. Ele fica internado na unidade até o próximo dia 17, quando faz a cirurgia. No mesmo dia, outra menina será operada”, explicou o médico.
O objetivo do procedimento cirúrgico é estabilizar a coluna para evitar a piora da escoliose e de outros problemas que podem surgir com isso. “A escoliose limita a mobilidade dos pacientes para as atividades cotidianas e compromete a autoestima, principalmente, do público feminino”, reforçou o ortopedista.
A iniciativa da prefeitura inclui procedimentos que vão desde o diagnóstico precoce até o tratamento da escoliose idiopática – que pode ser através de fisioterapia e nos casos mais graves a cirurgia. A indicação para o procedimento cirúrgico é quando a curvatura da coluna for maior que 45º graus.
Os atendimentos do Coluna Reta são feitos às sextas-feiras na Policlínica da Cidadania, que fica no Estádio da Cidadania. Todas as crianças e adolescentes que já foram atendidos voltam para avaliações após um ano.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.