Obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município, que representa um investimento de aproximadamente R$ 140 milhõesCris Oliveira/Secom PMVR
Para a chegada das enormes vigas metálicas de sustentação, que farão parte dos três vãos da pista que será erguida, a Guarda Municipal (GMVR) atuou no balizamento e na segurança durante o transporte. O trabalho dos agentes começou no início da Rodovia dos Metalúrgicos, próximo à Via Dutra, e seguiu até a Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Aero Clube, onde ficará um dos acessos à ponte. Em alguns trechos do percurso foram necessárias manobras na contramão, por se tratar de um caminhão de grande porte.
As vigas deverão começar a ser colocadas em aproximadamente um mês, logo que os primeiros pilares da ponte começarem a ficar prontos. A previsão é que a primeira viga seja colocada em novembro. A obra de construção dos pilares que vão sustentar a rampa de acesso da ponte já está avançada no lado do bairro Aero Clube, com os primeiros já recebendo concretagem e ficando visíveis.
No lado do Aterrado, próximo ao Fórum, as equipes da empresa que realiza a obra já cravaram as estacas da passarela e alguns dos apoios da ponte. Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação.
Essa nova ponte vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume de tráfego para quem cruza a cidade.
“A rampa de acesso à ponte está bem adiantada e o primeiro pilar já aparece no horizonte. As coisas estão acontecendo. Estamos reconstruindo a cidade, mas também preparando uma cidade cada vez melhor para o futuro”, ressaltou o prefeito Antônio Francisco Neto.
Também já foi iniciada a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum). E outro viaduto terá sua obra iniciada em breve na Avenida Nossa Senhora do Amparo, com o objetivo de ligar o bairro Niterói à entrada do Retiro.
O Plano de Mobilidade Urbana conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 6 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.
“Ainda tem muita coisa para fazer, muito por trabalhar, mas sem dúvidas estamos avançando e vamos poder fazer muito mais”, afirmou o prefeito Neto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.