Novidade já está em funcionamento em 30 unidades, entre UBSFs, clínicas odontológicas, Policlínica da Mulher, e outrasGeraldo Gonçalves/Secom PMVR
“Essa ferramenta monitora desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos, retornos, dentre outros serviços”, explicou Osni Silva, que é gerente de Tecnologia da Informação da SMS, e um dos gestores do projeto de informatização.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão já está em funcionamento em 30 unidades – entre Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), clínicas odontológicas concentradas (COC), Policlínica da Mulher, Serviço de Atenção Domiciliar e Central de Imunobiológicos. E mais locais já estão recebendo a nova ferramenta, como o Centro de Imagem Gecy Vieira Guimarães, o Centro Oftalmológico Miguel Zaidan, a Policlínica da Cidadania, o Hospital Municipal Dr Munir Rafful (HMMR), o Serviço de Regulação da SMS e a Central de Abastecimento Farmacêutico.
A gerente de Divisão de Departamento de Planejamento, Informação e Qualidade da SMS, Creluzia Gratival de Aguiar, explica que a ferramenta será utilizada por toda a rede de saúde, com as informações podendo ser compartilhadas entre as unidades de atendimento em tempo real, independentemente de onde o cidadão estiver sendo atendido.
“O médico terá acesso a todo histórico do paciente, exames de imagem, de laboratório realizados, últimas consultas. Isso permite que o profissional acompanhe as condições de saúde dos usuários do SUS com mais rapidez e eficiência”, explicou Creluzia, que também gerencia o projeto de informatização.
A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, destaca que a informatização da secretaria com sistema integrado e prontuário eletrônico tem a finalidade de cumprir ação incluída no Plano Municipal de Saúde, desde 2018, e que só se tornou viável na atual gestão do governo municipal.
“É uma inovação que está sendo concretizada pela prefeitura e o prontuário é uma ferramenta essencial ao trabalho em rede, reunindo cadastros de cerca de 70% da população de Volta Redonda que usam o Sistema Único de Saúde. Vamos atender toda a rede, incluindo Atenção Primária, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, além dos hospitais municipais”, disse a secretária.
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