Por
Chegamos ao final de mais um ano. É preciso reconhecer que não foi um ano fácil, mas que o Senhor Jesus fez muito por nós: quantos obstáculos superados! Quantas tristezas vencidas! Quantos impulsos nos foram concedidos pela fé, que nos fizeram ultrapassar as limitações e as fraquezas! Hoje, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família de Nazaré Jesus, Maria e José modelo de superação.
Deus quis manifestar-se aos homens numa família humana. Ele quis nascer numa família, para mostrar a importância de um lar cristão na formação do ser humano em todas as suas dimensões.
Publicidade
Hoje, podemos ainda parar diante do presépio para agradecer todos os sinais da generosidade divina na nossa vida e na nossa família, que se manifestou de inúmeras maneiras durante o ano. Agradecimento esse que não quer ser nostalgia estéril nem vã recordação do passado idealizado, mas memória viva que ajude a suscitar a criatividade pessoal e comunitária, pois sabemos que Deus está conosco.
Paremos diante do presépio a contemplar como Deus se fez presente durante todo este ano, lembrando-nos assim de que cada tempo, cada momento é portador de graça e benção. O presépio desafia-nos a não dar nada e ninguém como perdido. Ver o presépio significa encontrar a força para ocupar o nosso lugar na história, sem nos perdermos em lamentos, sem nos fecharmos, sem procurar atalhos que nos privilegiem. Ver o presépio implica saber que o tempo que nos espera requer iniciativas cheias de audácia e esperança.
Publicidade
Olhando o ano que acaba, vemos como nos faz bem contemplar o Deus-Menino! É um convite a voltar às fontes e às raízes da nossa fé. Que a Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, seja nosso modelo de vida, hoje e sempre. Amém!