Vencedores do 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem poderão ver na prática o resultado de suas ideias. As peças ganhadoras estão na área pública de convivência do Porto Maravilha, o Parque Urbano Passeio Ernesto Nazareth. Na foto, projeto dos alunos da PUC
Vencedores do 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem poderão ver na prática o resultado de suas ideias. As peças ganhadoras estão na área pública de convivência do Porto Maravilha, o Parque Urbano Passeio Ernesto Nazareth. Na foto, projeto dos alunos da PUCDivulgação
Por
Rio - A criatividade invadiu a cidade do Rio com mobiliários urbanos sustentáveis instalados em áreas públicas. Na Tijuca, os troncos e galhos de árvores retirados de operações de poda e remoção pela Comlurb viraram bancos, mesas, pergolados e até brinquedos. Na Zona Portuária, o plástico ganhou ares modernos e foi transformado em bancos e coberturas.
A iniciativa da Comlurb é um projeto piloto do programa Reinvente, ligado ao projeto de poda inteligente, onde cada operador da companhia, quando for realizar a poda, confere a especificação da madeira para saber se ela pode ser reaproveitada. O material é levado para o setor de obras onde é cortado, lixado e descascado para receber o acabamento final e ser transformado em equipamento urbano. A exposição com as estruturas confeccionadas pelos garis foi montada na sede da Comlurb, na Tijuca.
Publicidade
"É um grande desafio fazer mais por menos, como pediu o nosso presidente Rubens Teixeira (da Comlurb), e fazer com que os resíduos de poda voltassem para a cadeia produtiva. Além de mobiliário urbano, fazemos peças de artesanato como porta-copos e tábua para carne", explicou o diretor de serviços urbanos da companhia, Paulo Mangueira.
No Parque Urbano Passeio Ernesto Nazareth, ao lado do prédio Novocais do Porto, na Zona Portuária, a área foi revitalizada com toques estilizados. Os vencedores do 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem universitários da PUC, Uerj, UFRJ e UFF foram os responsáveis pela criação das peças. Eles confeccionaram estruturas fixas de cobertura e bancos de plástico. A escolha dos produtos levou em consideração os critérios de modernidade, sustentabilidade, praticidade e sofisticação.
Publicidade
O projeto faz parte da revitalização da Zona Portuária, com a reconstrução de uma área de 5 milhões de m². Para consolidar o espaço, todo mês haverá evento aberto ao público no parque. E a próxima edição do Festival de Ativação Urbana está marcada para o dia 20 de janeiro. No evento, terá música, gastronomia, artesanato, dança, moda e estímulo ao empreendedorismo.
Além dos mobiliários, a criatividade sustentável na construção também está presente nas casas. A construtura Day House é um exemplo de empresa que investe nesse segmento. No Rio, um estúdio está sendo construído na Barra da Tijuca com estrutura de bloco de isopor e cola, no lugar da argamassa.
Publicidade
A empresa também presta consultoria. Para os imóveis do Minha Casa Minha Vida, o serviço é oferecido gratuitamente. Mais informações na página do Facebook: Construtora Day House.