Rodolfo Bertolini dá entrevista ao Profissão Certa - Divulgação
Rodolfo Bertolini dá entrevista ao Profissão CertaDivulgação
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Publicado 14/12/2017 17:21 | Atualizado 16/12/2017 00:40

Omundo se transforma aceleradamente e é cada vez mais difícil para o jovem prever como será o mercado de trabalho quando concluir sua formação profissional. Como se preparar para uma ocupação que, quando você se formar, poderá ser radicalmente diferente do que imaginou? A coluna conversou sobre o assunto com Rodolfo Bertolini, CEO do Centro Universitário Celso Lisboa, ele próprio um exemplo de transformação: formado em Educação Física, trabalha hoje com Administração:

Como essas mudanças em velocidade acelerada influenciam a vida profissional?

O trabalho do passado era muito blocado, cada um ficava no seu computador, na sua sala. Isso mudou, não funciona mais assim. O profissional da Administração precisa do cara do RH, que precisa do contador. Por isso, já nesse espaço de sala de aula , de aprendizado, é preciso o aluno transitar pelas profissões e adquirir variadas competências. É o que fazemos aqui na Celso.

Essa é, então, uma orientação importante para quem está se formando em uma profissão, ou mesmo para quem já está no mercado de trabalho?

Sem dúvida. É preciso ter contato com variadas áreas, com outras competências. Não é que isso seja o futuro, isso está acontecendo agora. O mercado já mudou. Está acontecendo algo novo. Recentemente, o Banco Itaú publicou anúncio para contratar gerentes sem exigência de formação em área financeira, podiam ter qualquer formação.

Como as universidades estão se preparando para esse novo tempo? A Educação a Distância é a saída?

As plataformas de EAD são muito ruins, são medíocres. Todas são centradas em conteúdo. O aluno vê um slide, assiste um vídeo do professor e aí vai fazer uma prova. Por isso índice de rejeição é enorme, cerca de 85%.

Quais são os planos da Celso Lisboa para essa área?

É preciso uma ferramenta tecnológica nova, que faça o aluno aprender onde ele quiser, com a tecnologia sendo onipresente. Mas que conte com a sala de aula também. O professor tem que ser um motivador. Vamos ter um aplicativo que será colaborativo, com câmera em sala. O aluno pode assistir se estiver aqui ou em qualquer outro lugar. Serão polos assim distribuídos por vários pontos do país.

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