Por Padre Omar

Rio - Na primeira mensagem do Papa Francisco neste ano de 2018, ele nos pede a paz e o cuidado com o outro através do tema 'Migrantes e Refugiados: homens e mulheres em busca da paz'.

Com espírito de misericórdia, o Santo Padre convida a abraçar todos aqueles que fogem da guerra e da fome ou se veem constrangidos a deixar a própria terra por causa de discriminações, perseguições, pobreza e degradação ambiental.

O que o Papa nos pede é um cuidado maior com os pobres e excluídos. Preocupado com a situação dos mais desprovidos, independentemente do tempo e das circunstâncias, o Papa Francisco destaca mais uma vez que que os pobres não são um problema e nos pede: não amemos com palavras, mas com obras.

Precisamos de um olhar contemplativo, isto é, um olhar de fé que descubra Deus que habita nas casas e nas ruas, promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade, de justiça. Em outras palavras, realizando a promessa da paz.

Com espírito de misericórdia, somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão.

Insisto na importância do acolhimento, porque, quando somos generosos acolhendo uma pessoa e partilhando algo com ela, não ficamos mais pobres, mas, na realidade, enriquecemos.

Muitas vezes falamos que amamos a Deus, a quem não vemos, mas desprezamos os irmãos que estão ao nosso lado. Onde estão a caridade e o amor?

Partilhar significa doar e entregar. Somos convidados a partilhar! Olhemos para os pobres de nossa comunidade para assim ajuda-los. Quanto à caridade, já dizia São Vicente de Paulo: "dez vezes irão aos pobres, dez vezes encontrarão a Deus".

Com esse sentimento de partilha e trabalhando por um mundo mais justo e humano, vamos construir um 2018 melhor!

 

Você pode gostar
Comentários