Por Padre Omar

Rio - Ontem, celebramos São Sebastião, o Padroeiro do Rio de Janeiro. Temos nos santos modelos de vida cristã. São Sebastião é um exemplo para que em meio a tantos problemas não nos deixemos levar pelo ódio, divisão, rancor, maldades e vingança. O caminho cristão é o caminho do amor, sempre!

A fortaleza para superar os diferentes tipos de dificuldades e situações foi um traço que marcou a vida de São Sebastião, e ele nos anima a ter o mesmo espírito de confiança total em Deus e audácia cristã para fazer da vida uma caminhada segura rumo à felicidade.

Em meio a tantas dificuldades que a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro passa, é importante recorrermos a intercessão de seu padroeiro! A data da festa do padroeiro da cidade é comemorada solenemente no dia 20 de janeiro de cada ano. É praticamente o dia da identidade da cidade, que é marcada pelo soldado romano, mártir cristão. Um homem de Deus que foi testemunha do Evangelho em toda a sua vida e, quando questionado, não negou sua fé, suportando tudo por amor a Cristo. Um belo exemplo de firmeza de um soldado cristão. A firmeza na fé faz dele um exemplo atual para a nossa cidade tão machucada por tantos ferimentos sociais.

Tantos 'Sebastiãos' vivem desconhecidos em nosso meio. Pessoas que enfrentam diariamente as dores das flechadas, mas não desistem de seus ideais. Pessoas que recebem propostas tentadoras para seguir caminhos mais fáceis, mas não abrem mão de fazer o correto.

São Sebastião, sendo mártir, tem nos ensinado a sofrer, a carregar as cruzes do dia a dia. Que estejamos unidos neste início de ano e que o exemplo do grande homem de Deus nos inspire a fazer do Rio de Janeiro uma cidade onde reine a paz. São Sebastião, rogai por nós!

Você pode gostar
Comentários