Rio - Desde julho de 2016 na Secretaria Estadual de Fazenda, o secretário Gustavo Barbosa decidiu deixar a pasta. Segundo fontes do Executivo fluminense, houve "propostas irrecusáveis" e ele entregará o cargo para ir para a iniciativa privada. Entre seus colegas, Barbosa é tido como "excelente negociador". Eles apontaram ainda os trabalhos dele em Brasília para a assinatura do acordo de recuperação fiscal entre estado e governo federal.
O pedido de exoneração de Barbosa foi aceito nesta quarta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão, que manifestou seu desejo de mantê-lo no cargo. Quem vai assumir a pasta, a partir de segunda, será o atual subsecretário de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes.
Em nota divulgada nesta quarta-feira pelo Palácio Guanabara, Pezão agradeceu o trabalho de Barbosa: "Competência e empenho são as melhores palavras que descrevem o Gustavo Barbosa, um dos melhores gestores públicos que conheci e com quem tive a honra de trabalhar". "Aprovamos o Regime de Recuperação Fiscal. Estou entregando uma gestão estruturada das contas públicas estaduais e com legado fiscal para os próximos governos", disse o secretário.