Carnaval conscientiza para problemas de racismo, homofobia, assédio, entre outros - Divulgação
Carnaval conscientiza para problemas de racismo, homofobia, assédio, entre outrosDivulgação
Por O Dia

Rio - Órgãos de segurança, mobilidade, saúde e direitos humanos, além de concessionárias de transportes lançam campanha conjunta neste Carnaval. O objetivo é conscientizar o folião e garantir a festa no Sambódromo, Boulevard Olímpico e principais blocos carnavalescos. Vídeos e cards informativos com as hashtags: #CarnavalSeguro e #FoliãoConsciente ganham as ruas e mídias digitais a partir desta terça-feira.

Por meio do Facebook, Twitter e Instagram das instituições envolvidas, será possível difundir informações relativas à uma série de temas importantes para que o folião não perca o ritmo da folia. Racismo, homofobia, abuso contra a mulher, cuidados com as crianças e atendimento poliglota estão entre os tópicos abordados. Esta mídia também será utilizada nas tevês dos trens do MetrôRio, estações da SuperVia e das Barcas, plataformas e ônibus do BRT.

Cartaz alerta para vandalismo nos transportes públicos - Divulgação

A ação integrada envolve as Secretarias de Estado de Segurança, de Saúde, de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Saúde, Guarda Municipal, Riotur, além do MetrôRio, Barcas, BRT, VLT, SuperVia e da Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agetransp), além do apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, nas respectivas áreas de abrangência. Elas atuarão somando recursos humanos e tecnológicos com uma ampla rede de comunicação.

Reuniões de alinhamento de todos os órgãos de segurança, mobilidade, saúde e direitos humanos para o Carnaval 2018 vêm ocorrendo desde o início do ano e o planejamento geral para o evento será apresentado em breve.

Todos os monitores dos 64 trens do MetrôRio vão exibir mensagens que incentivam o #CarnavalSeguro e as boas práticas para o #FoliãoConsciente. Por dia, 880 mil clientes serão impactados por esse conteúdo. A campanha também chegará aos foliões pelas redes sociais: os mais de 411 mil seguidores dos perfis da concessionária no Facebook e no Twitter vão receber mensagens e orientações, nos dias que antecedem a festa e durante o esquema especial de operação. O MetrôRio vai funcionar em regime de 24 horas durante o Carnaval, das 5h do dia 09/02 até às 23h59 do dia 13/02. O MetrôRio também estará operando de forma ininterrupta para o Sábado das Campeãs, das 5h de sábado, 17/02, às 23h de domingo, 18/02.

Nas estações Central do Brasil e Deodoro, um total de 48 monitores exibem vídeos e cards com mensagens que incentivam o #CarnavalSeguro e boas práticas para o #FoliãoConsciente. Por dia, cerca de 200 mil pessoas passam por estes locais. A SuperVia também compartilhará o conteúdo em seus perfis nas redes sociais que contam com mais de 150 mil seguidores. A campanha também atinge as estações e ônibus do BRT, além das barcas.

Em paralelo, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) lança a campanha "Carnaval é curtição, respeita o meu não", contra o assédio sexual durante a folia. O vídeo educativo também será veiculado no BRT, MetrôRio e SuperVia e nas redes sociais.

Equipes do Disque-Denúncia estarão de prontidão. Ao presenciar qualquer tipo de ação criminosa, ligue para o 2253-1177 ou faça sua denúncia por meio do aplicativo Disque Denúncia RJ, anexando fotos e vídeos. Para denúncias imediatas e atendimento 24 horas, ligue para a Central 190.

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