Apreensão de 5 toneladas de produtos alimentícios e de limpeza em Bangu, após denuncia anônima - Maíra Coelho / Agência O Dia
Apreensão de 5 toneladas de produtos alimentícios e de limpeza em Bangu, após denuncia anônimaMaíra Coelho / Agência O Dia
Por Bruna Fantti

O número de cargas recuperadas aumentou em 2017. De janeiro de 2017 até o ultimo domingo, 198 cargas foram recuperadas. Os índices de produtividade das UPPs em 2017 foram divulgados ontem pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). No ano passado, o programa recebeu R$ 5,4 milhões para a sua manutenção. No entanto, para 2018, o estado destinou apenas R$ 10 mil para o seu custeio, o que pode representar um risco para a manutenção dos índices.

De acordo com a CPP, 47 recuperações aconteceram na área da UPP Vila Kennedy, 46 no Lins e 27 na Camarista/Méier. Somente no Lins, em dezembro de 2017, policiais recuperaram cargas de 15 roubos.

Em 2017, 1.360 indivíduos foram presos por diversos crimes, sendo destes 421 foragidos do sistema penitenciário (31% do total de presos). Outros 419 menores foram apreendidos por envolvimento em práticas criminosas.

Sobre a apreensão de armas, o levantamento apontou que cerca de 250 armas (dentre fuzis, metralhadores, escopetas, pistolas e revólveres) foram apreendidas pelas UPPs. Também foram recolhidos 109 simulacros de armas de fogo, assim como carregadores e munições.

Mesmo com os milhões de custeio em 2017, o programa já apresentava declínio. Conforme O DIA noticiou, 70% das viaturas operacionais apresentaram problemas mecânicos em 2017. Em relação aos fuzis, 23% do total estavam baixados e, dos coletes balísticos, 32% encontravam-se avariados.

A deficiência logística das UPPs, agravada com a crise econômica estadual, culminou na transferência de 3 mil policiais administrativos para os batalhões.

Ontem, houve ataque a base UPP, contra policiais na região das Quadras, mas não houve feridos ou presos. Na segunda-feira, houve ataque no Jacarezinho.

Você pode gostar
Comentários