
Rio - Um dos palcos dos Jogos Olímpicos 2016, que teve 33 recordes mundiais batidos, o Velódromo, na Barra da Tijuca, está com inscrições abertas para crianças e adolescentes aprenderam a pedalar de graça. O curso faz parte do projeto Esporte e Cidadania para Todos, iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, vinculada ao Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO).
As aulas são conduzidas por três professores ciclistas profissionais. Os adolescentes aprendem a pedalar com as bicicletas do projeto, mas as crianças, entre seis e sete anos, que já estão acostumadas com as suas bicicletas, devem levá-las.
"Aqui o espaço é perfeito. Não tem carro, nem pedestre, não tem lombada e nem meio fio. A estrutura conta com cones e todos os equipamentos de segurança para desenvolver a habilidade da criança", explicou o professor Álvaro Ferreira.
Criado no ano passado, o Esporte e Cidadania para Todos, pretende atender mais de 5 mil crianças em todos os núcleos do Rio até 2019, oferecendo aulas para crianças e adolescentes de 6 a 21 anos, de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Parque Olímpico da Barra. Além das aulas de ciclismo, 450 crianças, divididas em três núcleos, aprendem judô, jiu-jitsu, basquete, futebol e vôlei.
No mês que vem, as quadras externas do Centro Olímpico de Tênis, também ganhará um projeto social. É o Núcleo Esportivo Rio Open, em parceria com o Rio Open, que vai beneficiar 50 crianças com aulas da modalidade.




