Estar com a vacinação em dia é a forma de evitar os perigos da meningite - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Estar com a vacinação em dia é a forma de evitar os perigos da meningitePaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O primeiro dia de vacinação fracionada contra a febre amarela foi marcado por filas nos postos de saúde do Rio. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Marcelo Crivella esteve na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, e afirmou que há doses para todos os moradores da cidade. Ele lembrou ainda que quem já se vacinou, não precisa se imunizar novamente.

"São 117 postos de saúde em toda a cidade, além das Clínicas da Família. Todos esses locais estão fazendo a vacinação. Quanto mais cedo a pessoa vier, melhor. A nossa expectativa é que toda a cidade seja vacinada. Temos doses para todos. A vacina fracionada também é eficaz. Temos mais (vacina) do que a cidade precisa. Repito, todos serão vacinados. Só peço calma para a população", destacou Crivella.

No próximo sábado, haverá o Dia D da vacinação contra a febre amarela. A meta é aplicar a vacina em todas as pessoas que comparecerem aos postos entre 8h e 17h. As 232 unidades de saúde espalhadas pela capital funcionarão exclusivamente para a campanha de prevenção à doença nesse horário. A expectativa da prefeitura do Rio é imunizar de 300 mil a 400 mil pessoas.

Eficiência da vacina fracionada

A vacina fracionada tem causado preocupação em quem ainda vai ser imunizado, como é o caso da dona de casa Nelma Barbosa, de 59 anos. "A minha preocupação é se eu estarei imunizada totalmente com essa vacina fracionada. É importante essa prevenção. Espero estar protegida por já estou no limite da idade para receber a vacina", disse.

Já a dona de casa Paloma Ramos, de 18 anos, acrescentou que tem medo de um possível surto da doença na cidade. Ela foi ao posto do Rio Comprido acompanhada de sua filha Brenda, de 3 anos, e do namorado Michel Marques, de 21. "Ficamos com medo. Ela [a filha] é criança e precisa ficar protegida. Como estávamos em casa de bobeira, viemos ao posto", contou Paloma.

Superintendente de Vigilância Sanitária do município, Cristina Lemos enfatizou que a vacina fracionada deixa a pessoa imunizada por oito anos. "É importante dizer que essas pessoas estarão protegidas. Estamos com doses para dois milhões de pessoas e essa campanha de vacinação vai até o dia 9 de fevereiro. A partir dessa data ela está na lista de doses aplicadas pelas unidades do município como já estavam", completou.

No entanto, o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, ressaltou que a dose fracionada não serve para as pessoas que vão viajar para outro país. "Para receber dose inteira para a viagem, a pessoa precisa comprovar que irá para um determinado país em que a vacina precisa ser a completa. Os postos dispõem dessa dose e do certificado da vacinação.  São 14 unidades pela cidade que faz a distribuição dessa dose", destacou.

Sete milhões de pessoas devem receber a dose fracionada da vacina contra a febre amarela no estado do Rio. A Secretaria Estadual de Saúde liberou R$ 5 milhões para o combate a doença em 29 municípios. O dinheiro será usado para o pagamento de horas-extras, para a compra de equipamentos e de veículos na campanha. Nesta quinta-feira, a vacina fracionada foi distribuída na capital e em outras 14 cidades do estado. A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 2 milhões e 400 mil pessoas até o final da campanha contra a febre amarela.

Confira aqui os postos de saúde do estado em que estão dando a vacina fracionada: http://www.febreamarelarj.com.br/locais-de-vacinacao

Oito mortes confirmadas no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde informou, na última terça-feira, que subiu para oito o número de pessoas que morreram em decorrência de febre amarela no estado em 2018. A morte mais recente ocorreu em Valença, no Sul do estado, que já registrou outros três óbitos. O número total de contágios confirmados subiu de 15 para 20.

Registro de febre amarela no estado, em 2018

*Valença

12 casos registrados

4 mortes

 

*Teresópolis

4 casos registrados

2 mortes

 

*Duas Barras

1 caso registrado

 

*Miguel Pereira

1 caso registrado

1 morte

 

*Petrópolis

1 caso registrado

 

*Nova Friburgo

1 caso registrado

 

Certificado de vacinação contra febre amarela

Caso quem more no Rio for viajar para um dos países que exigem a vacinação contra febre amarela deve ficar atento à necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) emitido pela Anvisa para embarcar. O certificado é o documento que comprova a vacinação contra a febre amarela ou outras doenças e sua apresentação é exigida na entrada desses países.

Para receber o certificado é preciso ir à um dos 14 postos habilitados, apresentando os seguintes documentos: carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto, ou certidão de nascimento para menor de idade, comprovante de vacinação preenchido corretamente, caso a vacina tenha sido aplicada em outra data e local. O certificado só será dado com a apresentação do comprovante da vacinação.

Confira os locais onde o CIVP está sendo emitido:

- CEV Dr. Álvaro Aguiar: Rua Evaristo da Veiga, 16 - Centro

- Clínica da Família Rinaldo de Lamare: Avenida Niemeyer, 776 – São Conrado

- Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega: Rua Rio Grande do Sul, 26 - Méier

- Clínica da Família Dep. Pedro Fernandes Filho: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/n - Irajá

- Clínica da Família José de Souza Herdy: Avenida Ayrton Senna, 3383, fundos - Barra da Tijuca

- Policlínica José Paranhos Fontenelle: Rua Leopoldina Rêgo, 700 - Penha

- Policlínica Lincoln de Freitas Filho: Rua Álvaro Alberto, 601 - Santa Cruz

- CMS Marcolino Candau: Rua Laura Araújo, 36 - Cidade Nova

- CMS Harvey Ribeiro: Avenida Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes

- CMS Masao Goto: Avenida Carlos Pontes, s/n - Jardim Sulacap

- CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues: Rua Padre Leonel Franca, s/n - Gávea

- CMS João Barros Barreto: Rua Tenreiro Aranha, s/n - Copacabana

- CMS Maria Cristina Roma Paugartten: Rua Joaquim Gomes, s/n - Ramos

- CSM Milton Fontes Magarão: Avenida Amaro Cavalcanti, 1387 - Engenho de Dentro

Você pode gostar
Comentários