Motociclistas, entre eles mototaxistas, pedem melhores condições e políticas voltadas para o segmento - Facebook / Federação de Motoclubes do  Estado do Rio de Janeiro
Motociclistas, entre eles mototaxistas, pedem melhores condições e políticas voltadas para o segmentoFacebook / Federação de Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro
Por O Dia

Rio - Um grupo — formado por mototaxistas, motoboys, motociclistas, entre outros —faz um protesto no Centro do Rio, na manhã desta terça-feira. Os manifestantes saíram da Praça da Bandeira e seguiram pela Avenida Presidente Vargas, causando congestionamento na Região Central da cidade. Eles cobram políticas públicas para o segmento e cobra ações voltadas para quem utiliza motos. 

Entre as entidades que estão participando do protesto estão a Federação de Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro (FMCRJ) e a Associação dos Mototáxis do Rio de Janeiro. Entre as reivindicações estão a legalização de pontos de mototáxis, criminalização da fabricação e uso de linhas chilenas, placas emitidas pelo Detran de melhor qualidade, unificação das placas de mototáxi e motofrete com o mesmo veículo, além de infraestrutura e políticas voltadas para motociclistas.

Outra reclamação é o que chamam de reboques abusivos das motos, que são levadas para os depósitos que estão com valores mais caros, segundo vídeo postado pelo representante da FMCRJ, desrespeitando algumas vezes inclusive o Código de Trânsito Brasileiro. Um artigo da lei permite a liberação do veículo caso a infração possa ser resolvida no local, sem necessidade de apreender a moto. 

Policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) acompanham o protesto, que não apresentava problema até as 10h15. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio  (COR), a pista lateral da Avenida Presidente Vargas chegou a ficar interditada no sentido Candelária. Os manifestantes seguiam às 10h15 pela Avenida Rio Branco.

Você pode gostar
Comentários