Menina é agredida por PMs em Cabo Frio - Reprodução de Vídeo
Menina é agredida por PMs em Cabo FrioReprodução de Vídeo
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Um vídeo que mostra um policial militar do 25º BPM (Cabo Frio) tentando colocar uma mulher à força em uma viatura tem causado revolta nas redes sociais. A confusão aconteceu no último domingo, na Praia do Forte, após a mulher reclamar do preço do estacionamento rotativo. A PM foi chamada e a confusão se formou. Durante a ação, um policial chega a agredir uma pessoa, no que parece ser a filha da mulher — uma menina de apenas 12 anos.

No vídeo, é possível escutar uma criança chorando e a mulher, algemada, pedindo que os populares continuassem filmando. Em um determinado momento, um dos policiais diz para a pessoa que está filmando que ela "poderia filmar à vontade". A mulher detida tenta resistir a entrar na viatura. Pelo áudio da publicação, ouve-se uma criança (que pode ser a filha da detida) chorando e pedindo que a mãe entrasse na viatura e fosse à delegacia. Após uma tentativa frustrada de colocar a mulher na viatura, um segundo policial parte para cima de uma pessoa e a agride. 

Testemunhas que acompanham a cena tentam conter a fúria do militar pedindo calma. A mãe da criança pedia pela filha e, mesmo assim, o policial continua tentando algemá-la. Uma segunda mulher que estava acompanhando a confusão fala que os "policiais estavam abusando da lei". Depois, ele ordena que o seu colega de farda coloque a algema na menina de 12 anos. Não se sabe se de fato a criança teve os punhos algemados e se ela foi levada para a delegacia.

O DIA entrou em contato com o comandante do 25º BPM (Cabo Frio), tenente-coronel André Henrique de Oliveira Silva, mas ele ainda não atendeu as ligações da reportagem. Através da assessoria de imprensa, Silva disse que "policiais foram acionados para uma ocorrência de agressão e ameaça na praia. No local, uma controladora de trânsito, informou aos militares ter sido ameaçada e agredida por duas mulheres, apontando o veículo em que as mesmas estavam".

Ainda de acordo com a versão da PM, os militares teriam abordado as mulheres e pedido que eles fossem à delegacia. No entanto, "ambas se negaram a acompanhar os agentes, vindo a desacatar os policiais. Diante dos fatos foi dado voz de prisão para a acusada (mostrada no vídeo), que continuou resistindo. Foram utilizados os meios necessários para condução das partes, onde a acusada foi autuada no desacato e desobediência". No entanto, a corporação não explicou o motivo do agente ter mandando algemar a criança de 12 anos. O comandante do batalhão abriu um procedimento apuratório para averiguar a conduta dos policiais.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 126ª DP (Cabo Frio) como crime de resistência e não por desacato e desobediência como a PM informou. Todos os envolvidos no caso foram ouvidos na delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado e encaminhou ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Você pode gostar
Comentários