Papa Francisco - AFP
Papa FranciscoAFP
Por

O Papa Francisco começou a série de audiências do ano falando aos jovens de um tema importante nos dias de hoje: a indiferença. O Papa destacou o perigo de nos fazermos indiferentes ao outro e pediu que, juntos, trabalhemos para construir uma cultura do encontro.

É importante que os jovens se façam presentes além do virtual, percebam que ser responsáveis significa ser capazes de responder, e que a indiferença, muitas vezes automática, paralisa e impede de fazer o que é justo.

Segundo o Papa, a indiferença é um vírus que contagia perigosamente os nossos tempos - tempos em que estamos mais conectados- e menos atentos aos outros. A indiferença produz desespero e silêncio. Temos que estar atentos e nos ajudar reciprocamente a fazer fermentar uma cultura da responsabilidade, da memória e da proximidade, e a estabelecer uma aliança contra a indiferença.

Neste esforço, mais importante do que a informação, é a formação. É urgente educar as jovens gerações para preparar um futuro realmente humano. Não é suficiente refutar o mal, mas é preciso construir juntos o bem.

Estamos acostumados com a cultura da indiferença e temos que trabalhar e pedir a graça de fazer a cultura do encontro fecundo que restitui a todas as pessoas a própria dignidade de filhos de Deus.

Já percebeu que às vezes somos indiferentes até dentro de casa, em família? Quantas vezes durante as refeições, assistimos TV ou escrevemos no celular. Até no núcleo principal da sociedade, que é a família, o verdadeiro encontro está perdendo seu valor.

Vamos nos propor a trabalhar por esta cultura do encontro, como o fez Jesus. Não olhar apenas, mas ver; não ouvir apenas, mas escutar; não só passar pelo outro, mas parar. Não podemos nos contaminar com o vírus da indiferença!

Você pode gostar
Comentários