Da Europa, Crivella lamenta que intervenção no Rio não tenha acontecido antes
 - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Da Europa, Crivella lamenta que intervenção no Rio não tenha acontecido antes Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A prefeitura do Rio anunciou, na manhã desta terça-feira, o esquema especial para o Carnaval 2018. Durante seis dias de folia o Sambódromo receberá os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, Série A e Escolas Mirins. As ruas do entorno do Sambódromo serão interditadas a partir das 22h desta quinta-feira. A Riotur estima receber 1,5 milhão de turistas, gerando uma receita de R$3,5 bilhões.

Sobre o evento, o prefeito Marcelo Crivella destacou que além da verba distribuída, a prefeitura vai disponibilizar os serviços de órgãos como a Comlurb, a Guarda Municipal, a CET-Rio e a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Riotur, o Carnaval promete levar 6,5 milhões de foliões às ruas. "A festa vai ser muito bonita, a festa vai ser feliz, vai ser de paz. Mas, se houver algum incidente, nós todos estaremos aí para correr e socorrer", disse o prefeito.

Segundo o Centro de Operações da companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Rio), à 00h de sexta-feira será fechada a Av. Presidente Vargas para a chegada dos carros alegóricos, e também a Via Binário do Porto, sentido centro. O bloqueio da Rua Frei Caneca, na sexta-feira e no sábado, acontece a partir das 20h.

A Guarda Municipal do Rio vai contar com 790 homens na área do sambódromo. Sendo 300 nos pontos de bloqueios de trânsito no entorno e acessos à Passarela do Samba. O esquema ainda contará com o apoio de 50 viaturas.

Para o patrulhamento dos desfiles das escolas de samba da Série B e C, que acontecem na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, a Guarda Municipal empenhará 250 guardas, sendo 140 no controle de trânsito.

A GM-Rio vai atuar com 6.140 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito nos blocos oficiais que desfilarão em todas as regiões da cidade.

Novidade nesse Carnaval, serão realizadas operações Lei Seca no Sambódromo durante o desfile das escolas de samba do Rio. A ideia é que os controladores dos carros alegóricos sejam submetidos ao teste do bafômetro. O objetivo é barrar motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica.

Outra novidade, será o ponto de apoio, na Praça XV, no centro da cidade, onde foliões poderão denunciar casos de preconceito sofridos durante o Carnaval. A medida foi tomada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos em parceria com a Operação Segurança Presente. O ponto de apoio funcionará das 9h às 15h. As vítimas terão auxílio, distribuição de preservativos e material das campanhas contra o assédio e a LGBTfobia.

 

Você pode gostar
Comentários