Sobe para 21 o número de mortes por febre amarela no estado - Reprodução Internet
Sobe para 21 o número de mortes por febre amarela no estadoReprodução Internet
Por O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde informou, na noite desta segunda-feira, que subiu para 21 o número de mortes por febre amarela em todo o estado. Segundo o boletim epidemiológico, já são 47 casos da doença registrados em 15 municípios, entre eles Angra dos Reis e Paty do Alferes, que pela primeira vez entraram na relação da pasta.

As novas mortes por causa da doença foram registradas em Angra, Cantagalo, Teresópolis e Friburgo. De acordo com o boletim, cinco cidades tiveram casos de macacos mortos com o vírus da doença: Niterói, Angra (Ilha Grande), Barra Mansa, Valença e Miguel Pereira.

Prefeitura pede que pessoas não imunizadas contra febre amarela evitem a Ilha Grande

A Prefeitura de Angra dos Reis pediu que os moradores e turistas que não tomaram a vacina contra a febre amarela evitem ir para regiões de matas e cachoeiras, principalmente a Ilha Grande. A recomendação, divulgada nesta segunda-feira, ocorreu após a confirmação de uma morte por febre amarela na área. O paciente estava internado no Hospital Geral da Japuíba. Também foi confirmado a causa da morte de um macaco, sendo ambos os casos na Ilha Grande.

"Este é o primeiro caso confirmado de febre amarela em humanos em Angra dos Reis e lembramos que somente após dez dias da vacinação a pessoa está seguramente imunizada", explicou, em nota, a prefeitura. A Secretaria de Saúde informou ainda que monitora o cenário epidemiológico da febre amarela no estado do Rio e "no decorrer deste período manteve a Vigilância em Saúde alerta, encaminhando os macacos encontrados mortos, que se adequavam aos critérios, para análise".

O órgão também pediu que as pessoas não imunizadas evitem as áreas de mata. "Diante do novo cenário recomenda-se a vacinação de toda a população a partir dos nove meses de idade, inclusive gestantes, idosos e nutrizes, ressalvadas as contraindicações absolutas", acrescentou.

 

 

Você pode gostar
Comentários