Bateau Mouche - REPRODUÇÃO/JACAREPAGUÁNEWS
Bateau MoucheREPRODUÇÃO/JACAREPAGUÁNEWS
Por Bruna Fantti

Rio - Uma adolescente de 15 anos e um menino de 7 foram baleados ontem, em comunidades da Praça Seca, na Zona Oeste. A menina, identificada como Evelyn da Silva Coelho, foi encontrada desacordada no morro da Covanca e socorrida pelos bombeiros para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Seu estado de saúde é considerado muito grave.

Já Luis Miguel Oliveira estava em casa, na comunidade Bateau Mouche, quando foi atingido por um tiro em um dos ombros, no período da tarde. No momento em que o menino foi baleado, traficantes e milicianos se enfrentavam na favela. Não há informações sobre tiroteios no momento em que Evelyn foi ferida, mas a polícia não descarta que uma bala perdida tenha atingido a jovem.

Nas redes sociais, a mãe de Luis Miguel fez um desabafo: "Meu Deus que guerra é essa só (que) sofrem os inocentes. Meu filho foi baleado dentro de casa. Que desespero meu Deus", escreveu Eduarda Oliveira. De acordo com comentários da postagem, os pais de Luis Miguel ficaram quase uma hora tentando estancar o sangue do braço do menino, já que o tiroteio impedia a saída da família. No total, três disparos acertaram a residência. A criança foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento de Campinho, na Zona Norte. Depois, foi transferido novamente para o Hospital Municipal Salgado Filho. Seu quadro de saúde é estável.

No momento em que Miguel foi baleado, a Polícia Militar já havia se retirado da comunidade, pois o blindado utilizado pelos agentes havia quebrado. Por volta das 20h, um carro que passava pelo rua Albano jogou o corpo de um homem, sem identificação, no asfalto. "Triste realidade. Fomos deixados ao acaso", escreveu um morador, em rede social.

Cinco vítimas

Nesta semana, outras três crianças foram vítimas da violência no Rio. Na noite de quarta-feira, em São Gonçalo, o menino João Pedro Soares da Costa, 4, foi baleado nas costas, a caminho da igreja. O tiro foi disparado por traficantes que se assustaram com um carro entrando na comunidade da Linha. Ele permanece internado, em estado grave.

Na madrugada de terça-feira, Emilly Sofia, 3, estava no carro dos pais, em Anchieta, quando foi atingida por tiros de fuzis disparados por assaltantes. Emilly não resistiu e morreu. Cerca de 10 horas depois, Jeremias Moraes, 13, morreu após ser atingido por um tiro no peito saía de um jogo de futebol no Complexo da Maré durante confronto de policiais e traficantes. A PM havia entrado na comunidade para checar um suposto sequestro de quatro homens.

Tiroteios mais intensos desde janeiro
Publicidade
As disputas entre traficantes e milicianos no Bateau Mouche começaram em junho, mas, se intensificaram nas últimas semanas. Grupos rivais dentro da própria milícia disputam o controle da região.
Segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, a prisão de Anderson Luiz dos Santos, o Dande, que seria o chefe da milícia, em dezembro, acirrou a disputa. Dande e Hélio Albino Filho, o Lica, já disputariam o controle, com tiroteios entre o Bateau Mouche e a Chacrinha. Lica é procurado da Justiça. O Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa para quem der informações que levem à sua prisão. Entre as denúncias, está a de que desde a prisão de Dande, preços de gás aumentou na região.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários