desfile estácio de sá 2018 - divulgação Riotur
desfile estácio de sá 2018divulgação Riotur
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - O primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí teve como destaque a Estácio de Sá, que fazendo jus a sua história no Carnaval, fez uma apresentação com muito brilho e animação. A agremiação, que completou 90 anos, apostou no enredo "No pregão da folia sou comerciante da alegria e com a Estácio boto banca na Avenida", para falar da evolução do comércio no país, levando para a passarela um desfile com muita garra e samba no pé.

De acordo com o jornalista e jurado do Prêmio Tamborim de Ouro do DIA, Eugênio Leal, a escola foi a mais rigorosa da avenida. Apesar de ter achado os desfiles bem frios na primeira noite, Leal apostou em uma segunda noite mais animada. "Sexta-feira é um dia difícil porque as pessoas ainda trabalham, e nem sempre estão no clima do Carnaval. Mesmo com o cenário de crise, nenhuma escola decepcionou. Acho que faltou criatividade dos carnavalescos", avaliou.

A Unidos de Bangu, que abriu a primeira noite de desfiles, levou para avenida o enredo "A Travessia da Calunga Grande e a Nobreza Negra no Brasil. A escola passou um minuto do tempo permitido e vai entrar na disputa com menos um décimo. A agremiação, no entanto, não decepcionou e espera apagar o desfile de 2015, quando foi rebaixada. Em seguida, a Império da Tijuca, que enfrentou dificuldades financeiras durante a preparação, mas mostrou criatividade com o enredo 'Olubajé Um Banquete Para o Rei'. Já a Acadêmicos do Sossego, apontada por Eugênio Leal como a escola com o desfile mais fraco da primeira noite, pediu mais tolerância na Sapucaí, com o enredo 'Ritualis'.

A Porto da Pedra fez uma bela homenagem às rainhas do rádio, fazendo referência às dez vozes femininas que marcaram época, incluindo Emilinha Borba, Marlene e Dalva de Oliveira. A Renascer de Jacarepaguá, que apostou no enredo 'Renascer de Flechas e de Lobos', fez uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos e apresentou as belezas da Floresta Amazônica na Sapucaí.

Leal afirmou que as favoritas para o títulos são Unidos de Padre Miguel e Acadêmicos do Viradouro. "A Padre Miguel já se afirmou como uma escola forte desse grupo há alguns anos e merecia ter subido. Já a Viradouro tem história e está com diretoria nova. A escola firmou acordo com a Prefeitura de Niterói e está com recursos", detalhou.

Você pode gostar
Comentários