Manifestação de servidores municipais em frente a prefeitura, RJ, 19 de janeiro. - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Manifestação de servidores municipais em frente a prefeitura, RJ, 19 de janeiro.Marcio Mercante / Agencia O Dia
Por PALOMA SAVEDRA
Publicado 31/01/2018 22:39 | Atualizado há 3 anos

Rio - Apesar de o prazo oficial da Prefeitura do Rio para pagamento do salário de janeiro ser o próximo quinto dia útil (7 de fevereiro), os vencimentos poderão ser quitados até amanhã. Segundo fontes do município, há essa expectativa dentro do governo. A ideia é, inclusive, retomar o calendário anterior, que previa os depósitos até o segundo dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Vale lembrar que o pagamento de dezembro estava previsto para o sétimo dia útil de janeiro (10), e acabou sendo quitado antecipadamente. Nos bastidores, diz-se que o prefeito Marcelo Crivella pode repetir o feito. E mesmo que não quite o salário de janeiro esta semana, poderá acertar antes do dia 7.

As categorias municipais vêm pleiteando a revogação do decreto publicado em dezembro no Diário Oficial do Rio, alterando as datas de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Entre as principais alegações, afirmam que o funcionalismo recebe suas contas nos primeiros dias do mês e que a mudança no calendário alterou a rotina e complicou a vida de muitos.

Outro pleito do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município (Mudspm) é uma audiência com Crivella. Os representantes dos servidores pretendem reivindicar a concessão do reajuste anual, que em 2017 não ocorreu.

Os líderes já chegaram a ser recebidos pelo novo secretário da Casa Civil, Paulo Messina. No entanto, até o momento, não há posicionamento oficial, nem uma sinalização sobre o assunto. Outro tema que está na mira dos servidores é a taxação dos inativos. E sabe-se que a prefeitura aguarda o que vai acontecer em âmbito federal.

Você pode gostar
Comentários