Após uma semana de aulas, rede pública de SP registra 77 casos de Covid-19 - Divulgação
Após uma semana de aulas, rede pública de SP registra 77 casos de Covid-19Divulgação
Por Renata Cristiane
Apesar da continuidade da greve de servidores da Educação, que só querem voltar às salas das escolas depois de serem vacinados, as aulas presenciais em Araruama seguem normalmente nesta quarta-feira (10). A Prefeitura reforçou que atualmente 19 das 53 escolas da rede municipal de ensino estão em funcionamento. As demais séries retornarão numa próxima fase.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os estudantes que continuam em casa, estão tendo aulas online.

Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA), a adesão à greve vem aumentando paulatinamente desde o início da semana. Nesta terça-feira (9), uma assembleia (virtual) marcada para as 18h, vai fazer um balanço geral do movimento e definir os rumos da paralisação: " Mais tarde saberemos quantos servidores estão aderindo. Vamos discutir se continuaremos ou não com a greve, e isso vai ser decidido por todos os presentes. A adesão está maior, temos passados comunicados diários aos servidores e encaminhamos ofício à prefeitura também", disse o presidente do SSMA, Luís Marcelo Loureiro.

Apesar de um comunicado da Prefeitura informar que irá cortar o ponto dos dias paralisados, o sindicato segue firme na decisão. Mas criticou o fato de uma diretora de unidade escolar ter sido exonerada por que os alunos não compareceram para a aula nessa escola onde trabalha. Já a prefeitura disse que está havendo a renovação de muitos cargos comissionados, não apenas na Educação (veja nota na íntegra ao final da matéria).

Conforme Luís Marcelo, a greve não impede que o sindicato faça visitas diárias às escolas que estão em funcionamento, e numa dessas idas, nesta segunda-feira (8), afirmou que não havia merenda para os estudantes (somente biscoito), fato que também foi rebatido pela prefeita Lívia Bello (PP).

"Na nossa visita da segunda-feira (8), saímos de lá às 11h e naquele horário a merenda ainda não havia sido servida, e o horário certo é às 10h30. Ninguém me falou, eu vi, estava acompanhado de três conselheiros de alimentação escolar no momento dessa visita. E não tinha merenda servida", disse Luís.

E criticou as imagens divulgadas pela Prefeitura durante o horário da merenda. "A gente percebe que é montado um cenário para fazer essas fotos, tudo muito certinho, mostrando a merendeira fazenda a comida, tudo muito montado. O negócio é chegar de surpresa", completou o presidente do sindicato.

MERENDA E EXONERAÇÃO

A prefeitura emitiu uma nota oficial sobre os questionamentos do sindicato em relação à merenda e à exoneração de uma diretora de escola. Negou que não houvesse refeição e disse que o município está fazendo uma renovação em alguns cargos. Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Araruama esclarece que, diferente do que foi falado pelo Sindicato dos Servidores Municipais, todos os alunos da Rede Pública que voltaram às aulas presenciais contam com merenda escolar e de excelente qualidade (como pode ser comprovado nas fotos abaixo.)

Vale ressaltar que apenas 19 das 53 escolas do Ensino Regular, do 6º ao 9º ano, estão funcionando nesse primeiro momento; e os alunos estão tendo aulas normalmente.

Por fim, a Prefeitura esclarece que está havendo a renovação de muitos cargos comissionados, não apenas na Educação, mas em vários outros setores da Administração Pública".