Estúdio Escola de Animação - Divulgação/Thiago Facina
Estúdio Escola de AnimaçãoDivulgação/Thiago Facina
Por O Dia
O Estúdio Escola de Animação (EEA) encerra na quinta-feira, dia 16/7, as inscrições para seu curso online e gratuito para os interessados em atuar no mercado de animação. Voltado para jovens entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e do Grande Rio, pela primeira vez as aulas serão 100% digital.
Os alunos aprenderão todas as etapas de produção de um curta de animação: do roteiro à edição, incluindo storyboard, animatic e criação de personagens e cenários, tendo como um dos objetivos a produção de um curta animado autoral por turma. As aulas serão ministradas de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, e todos os critérios para participação na formação se encontram no regulamento no site. As inscrições podem ser feitas pelo site www.estudioescola.com.br.
Publicidade
Numa correalização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o Estúdio Escola de Animação foi criado para qualificar a empregabilidade de jovens, contribuindo também para formação de plateia e a profissionalização desse mercado. “O Estúdio Escola é uma aceleradora de talentos que qualifica a empregabilidade de jovens através da linguagem da animação”, destaca Paula Sued.

“Foi um desafio a reformulação da metodologia presencial para o online em 2 meses, mas estamos confiantes que esse novo formato do Estúdio Escola de Animação continuará indo além das competências técnicas, e contribuirá também para o desenvolvimento de competências do trabalho remoto e em equipe. Mais do que uma tendência: é a atual realidade global”, avalia Zé Brandão, sócio e diretor criativo do Copa Studio e coordenador pedagógico do EEA.

O disputado processo seletivo, que na última edição somou mais de 900 inscritos, inclui duas etapas. A primeira consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho que forem enviados pelo site. Cerca de 150 jovens seguem para a segunda etapa, formada por uma entrevista online ou por telefone com psicopedagogos em que questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas são fundamentais para o preenchimento das vagas.

Nas sete edições anteriores do curso, a escola realizou 27 curtas, ganhou três prêmios,  somando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi e Cine PE) e colecionando três prêmios.
“O Estúdio Escola de Animação é um projeto que simboliza muito bem a nossa missão como correalizadora, que é de transformar pessoas e gerar impactos positivos no mundo através da potência criativa. É inspirador e motivante ver como o mercado de animação torna-se um caminho real, especialmente nesse momento de mercado aquecido, e para os jovens do projeto, impactando efetivamente em seu projeto de vida”, completa Paula Sued.

Este ano ainda, o EEA vai expandir o seu alcance no mundo digital, através do Estúdio Escola de Animação Online, uma série de conteúdos sobre o universo da animação, ministrados por profissionais renomados no mercado e orientados pela metodologia das oficinas.