Cris Mota, idealizadora do projeto
Cris Mota, idealizadora do projeto "Toca que eu te escuto"Divulgação/Paulo César
Por O Dia
O concurso de Bandas Independentes “Toca que eu te escuto” ganha uma versão online e abre espaço para artistas de todo o Brasil e suas músicas autoraisdurante a pandemia. Criado em 2018, pela ex-BBB e produtora Cris Mota e pelo multinstrumentista Fred Chico, com apoio da Escola Livre Vila Musical e dos Estúdios Vila Musical, o festival nasceu para movimentar e valorizar a cena musical independente e agora, diante da crise do mercado audiovisual, se reinventou para continuar valorizando os artistas.

O projeto se prepara para desvendar novos talentos após a quarentena. Enquanto isso, o festival está sendo realizado em um novo formato em seu perfil no Instagram - @tocaqueeuteescuto, onde promove um festival autoral com artistas online, com votação pelo “stories” do perfil. Os gêneros musicais são variados e as apresentações reúnem duelos instrumentais, autorais, cantores, bandas, adolescentes entre outras manifestações musicais.

"Nosso objetivo é dar visibilidade, incentivar e principalmente valorizar estes artistas. Quem vence é a música! Somos um movimento cultural que chegou para dar voz aos músicos autorais. Queremos mostrar para o público o trabalho incrível dessas pessoas, carentes de reconhecimento no mercado e com uma qualidade e uma dedicação muito grande à música. Nesta versão na internet, o mais importante das disputas é proporcionar movimentação e aumentar as interações nas redes dos participantes. O festival está imperdível e traz muita gente talentosa de vários cantos do mundo", afirma Cris Mota.

Guitarras, violões, teclados, instrumentos de sopro, apenas a voz e até caixinhas de fósforos formam inusitados solos e conquistam o público, que pode votar assim que o festival entra no ar, por 24 horas, quando é anunciado o vencedor e o próximo páreo. O grande vencedor receberá o prêmio de R$ 400 reais e o segundo lugar o valor de R$ 200, e acessórios disponibilizados por parceiros.

Para votar, basta assistir as postagens com as músicas autorais nas datas sinalizadas e votar nos “stories” na enquete, clicando no nome do artista. A votação terá a participação do público e jurados convidados. Além disso, o festival conta com os votos dos jurados especialistas da cena musical, que pontuam critérios como voz, letra/originalidade e apresentação virtual.