Por luis.araujo

Rio - Quando o piso fica molhado, o motorista deve tirar o pé do acelerador para não abusar da velocidade, evitando aquaplanagens. Mas por que isso acontece? Segundo especialistas, o fenômeno ocorre quando há uma fina camada de água sobre a pista, que pode anular o atrito do pneu do carro com o solo. 

Com a pista molhada%2C condutor não deve virar o volante bruscamente%2C porque o carro pode rodarDivulgação

Com o piso molhado, o motorista não deve abusar da velocidade — quanto mais rápido ele trafega, menor será o tempo que a água terá para ser drenada pelos sulcos dos pneus. Na prática, quando acontece a aquaplanagem, as rodas podem travar e escorregar. O motorista, então, pode perder o controle do veículo e ainda não conseguir frear.

Diante dessa perigosa situação, a principal orientação para evitar acidentes é manter a calma. Desacelerar gradativamente, mantendo o carro na trajetória. E se o veículo for equipado com freios ABS, acionar o sistema até que a aderência seja recuparada, possibilitando retomar o controle.

O controle de estabilidade ESC atua para evitar o fenômeno. Veículos sem ABS não podem ser freados bruscamente, pois a direção pode ser completamente perdida. Também não vire o volante rápido na tentativa de manter o controle, porque o carro pode rodar na pista.

Para evitar a aquaplanagem, vale lembrar que a manutenção do automóvel deve estar em dia, com pneus em boas condições e calibrados corretamente. Com chuva, reduza a velocidade um pouco em relação ao permitido na via. Acelere e freie de forma suave, mantenha distância segura do veículo a frente e tenha atenção especial nas curvas.

Você pode gostar