Por marlos.mendes
Rio - Época das festas, as famílias lotam os bagageiros dos carros e pegam a estrada. Aquela viagem programada e sonhada, que ninguém espera dar nada de errado. Para isso, são necessários alguns cuidados prévios com o veículo durante a jornada. A Honda separou algumas dicas importantes para uma viagem feita de forma segura e tranquila.

O primeiro passo é conferir se a tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário foi cumprida à risca. Nele, é possível encontrar as quilometragens indicadas para a revisão dos itens que asseguram o bom funcionamento, a economia de combustível e as condições adequadas do veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

Motoristas e motoqueiros devem seguir conselhos básicos para viajar em segurançaReprodução Internet

Depois, veja se todas as lâmpadas externas (faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença) estão funcionando, pois elas são fundamentais para a segurança, especialmente em trajetos com condições de visibilidade precária, como neblina em trechos de serra.

Antes de pegar estrada, verifique se existem postos de abastecimento e restaurantes no seu trajeto. Ao parar para abastecer, cheque o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus sempre que possível.

É recomendável, ainda, que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso também ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

Os pneus devem ser calibrados ainda frios. Portanto, pare no posto mais próximo da sua casa e não após rodagens longas. A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca.

Publicidade
Se a motocicleta for o veículo escolhido para a viagem de férias, já prepare os equipamentos de segurança: capacete, calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro, calçados fechados e luvas. O capacete precisa estar dentro do prazo de validade. A viseira também exige atenção, pois precisa estar sempre limpa e sem riscos para não prejudicar a pilotagem em dias chuvosos e à noite. Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente no período noturno.
Se a opção for por um automóvel, lembre-se de acomodar as ferramentas e o triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, além de checar, antes da partida, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe. Também é recomendável que seja feita uma inspeção no nível do óleo e outros fluidos, como do arrefecimento, lavador do para-brisa, freios, direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento.