Rio - O Américas Shopping realiza amanhã, das 9h às 13h, a oitava edição do Encontro Interclubes de Autos e Motos Antigos, no estacionamento descoberto G3. Serão expostos cerca de 100 automóveis. Para quem aprecia, estará lá, por exemplo, um Ford Escort XR3, conversível, de 1987, na cor Amarelo Citrino. “Na década de 80, este carro foi apelidado de X Egg 3, devido ao seu tom amarelo extravagante, o que o deixou praticamente encalhado nas revendas. Muitos deles foram repintados em outra cor para desencalhar. Hoje em dia, poucos desses restam rodando, o que o torna um exemplar raríssimo de ser encontrado”, explica Marcos Canedo, um dos organizadores do evento.
Quem for visitar o encontro também poderá apreciar o Gran Torino Sport, de 1972. “Esta relíquia é considerada um autêntico muscle car. Na série de filmes ‘Velozes e Furiosos’, aparece em destaque com o personagem Phenix, se tornando um desejo de consumo”, explica o proprietário.
Mas o destaque maior do encontro ficará para o Jaguar XK120. Desde quando foi apresentado no salão do automóvel de Earls Court, em 1948, o Jaguar XK120 causou um verdadeiro frisson entre os presentes. Não à toa. O modelo combina design e desempenho, características inéditas para a época. Aliás, o número 120 em seu nome é uma identidade, sendo este o único veículo a atingir a marca de 120km/h naquela época.
ORIGEM
O AVP (Antigomobilistas Vila da Penha) surgiu num encontro casual de um pequeno colecionador paulista de Carros Antigos, Sylvio Seno, com os cariocas Canedo e Luís Martins.
Depois de algumas reuniões em um posto de combustível local, o número de amigos apaixonados por carros antigos foi crescendo até dar origem ao evento automotivo. Nascia, então, o AVP, que em seu primeiro encontro anual reuniu mais de 350 veículos.