Por leandro.eiro

Rio - Em tempos de crise, economizar combustível é mais do que bem-vindo. Muitos dos novos carros comercializados no Brasil têm melhorado suas medições de consumo junto ao Inmetro, que fornece um selo identificando o grau de eficiência energética de cada modelo. Mas é possível melhorar esse indicador com hábitos praticados ao dirigir voltados para um melhor rendimento do veículo neste assunto.

Não deixe objetos desnecessários no carro%2C pois quanto mais peso mais combustível o carro consomeReprodução Internet

A Ford listou algumas dicas para o motorista conduzir de forma mais econômica. Segundo estudos de engenharia da marca, o estilo de direção pode influenciar em até 25% o consumo e o nível de emissões de um veículo.

Dirija suavemente: A direção agressiva, com excesso de velocidade, acelerações e frenagens bruscas, pode aumentar o gasto de combustível. Portanto, acelere suavemente, freie mais cedo e procure permanecer na mesma faixa. Essas técnicas também prolongam a vida dos freios e pneus.

Desacelere: Correr desperdiça muito combustível. Dirigir a 90 km/h em vez de 100 km/h, por exemplo, pode reduzir em torno de 10% o consumo do veículo. Procure também manter uma velocidade constante. Bombar o acelerador envia mais combustível para o motor e esvazia o tanque mais rápido. Sempre que possível, use o piloto automático na estrada.

Apesar dos automóveis estarem mais eficientes%2C motoristas podem repensar forma de dirigir para economizar ainda mais combustívelReprodução Internet

Ponto morto: Os motores atuais não precisam de aquecimento. Ligue o carro e parta imediatamente, de forma suave. Ficar com o carro ligado em ponto morto aumenta as emissões e desperdiça combustível. Sempre que for seguro, desligue o motor se for ficar parado por mais de 30 segundos.

Peso desnecessário: Menos carga no porta-malas e na cabine também ajuda a reduzir o gasto de energia na aceleração do veículo. A dica, segundo a Ford, é que o motorista tente rodar o mais leve possível. Claro, sem esquecer os itens básicos de segurança para circular em ruas e estradas

Ar-condicionado: O consumo de combustível aumenta até 15% com ar-condicionado em baixas velocidades. Se não estiver muito quente, prefira a ventilação natural. Acima de 90 km/h, é melhor fechar os vidros e usar o ar, reduzindo a resistência ao vento, operando de modo mais eficiente.

Reduza o arrasto: Mesmo em carros com boa aerodinâmica, transportar bagagem ou bicicleta no teto aumenta a resistência ao vento. Se você viaja muito ou planeja uma viagem longa, tente transportar itens extras dentro do veículo ou presos à parte traseira. Manter as janelas e o teto solar fechados também diminui a resistência do vento e o consumo de combustível.

Planeje o trajeto: Antes de sair, faça uma lista dos seus compromissos e paradas. Criar um roteiro é bastante simples e pode poupar tempo no trânsito. Tente agrupar todas as tarefas numa única viagem, evitando vários trajetos de ida e volta e áreas de tráfego intenso. 

Manutenção do motor: O ajuste correto do motor pode representar uma economia média de 4% no consumo de combustível. O sensor de oxigênio também merece atenção especial: se estiver com defeito, sua troca pode aumentar a quilometragem em até 40%.

Calibre os pneus: Pneus com pressão inferior ao recomendado aumentam o consumo de combustível. Ajuste a pressão a cada 15 dias, também por questão de segurança. O conjunto deve ser calibrado ainda frio e a pressão correta está na coluna da porta do motorista ou no manual do carro. Ela varia conforme o peso.

Revisões periódicas: Nelas, são verificados itens, como filtros de combustível e velas de ignição, o alinhamento de rodas e inspeção dos sistemas de escapamento e emissões. Juntos, esses cuidados de manutenção e direção podem aumentar em até 25% o rendimento do seu veículo.

Óleo do motor:Na lubrificação do motor, use o tipo de óleo recomendado no manual do proprietário. Usar óleo de outra especificação pode aumentar em até 2% o consumo de combustível.

Você pode gostar