Por leandro.eiro

Rio - Hoje é feriado e muitas famílias, com as folgas, vão pegar a estrada. Mas a viagem nem sempre ocorre como esperado e é comum ver algum carro enguiçado no meio do caminho. Imprevistos acontecem, mas não dá para negar que muito veículo que deixou os passageiros na mão não estava com a manutenção em dia. "Da última vez que vi um carro parado era bateria, a dona pensava que não era necessário trocar o componente", conta Mário Martins, da Jambeiro Pneus.

Movimento nas estradas nesta época é intenso%2C portanto motoristas devem redobrar a atençãoClever Felix/Parceiro/Agência O Dia

A regra é clara: vai viajar com o automóvel, providencie uma revisão caso o programa de manutenção não esteja em dia. Especialistas ouvidos pela reportagem forneceram orientações para evitar dores de cabeça na viagem do feriado. Em geral, o proprietário deve procurar um mecânico de confiança ou um centro automotivo especializado para fazer uma checagem geral das partes do veículo, visando minimizar problemas oportunos.

Ainda de acordo com Martins, o ideal é verificar óleos, filtros, alinhamento e balanceamento das rodas, pastilhas de freio, suspensão e os pneus. "É uma inspeção básica em qualquer tipo de revisão e que pode identificar se há algum problema com o carro", esclarece. Danilo Souza, da Dinamicar Pneus ainda fala sobre calibragem. "Os pneus devem ser calibrados a frio, antes de pegar a estrada. Quando o carro vai cheio, a pressão é mais alta. Essas informações podem ser consultadas, normalmente, no coluna onde fecha a porta dianteira do carro, do lado do motorista, na carroceria. É necessário checar também o estado dos pneus, a marcação TWI (indicador de desgaste do componente)", explica o especialista.

As correias também merecem atenção especial, reforça Michely Pinheiro, da Rodacar Pneus. "As famosas correias (do alternador, as dentadas e a do ar-condicionado) não podem estar ressecadas ou trincadas, pois dessa forma aumenta o risco de arrebentarem na estrada". A especialista também fala do sistema de arrefecimento: "Se o sistema de refrigeração do carro não foi revisado no último ano é importante realizar uma limpeza geral com a reposição do líquido de arrefecimento para que o motor possa trabalhar na temperatura ideal".

Antes de sair com a família para o feriadão é importante sempre fazer a manutenção do carro para não ficar no meio do caminho à espera de socorroDivulgação

O sistema de suspensão é de extrema importância, pois está relacionado ao conforto e segurança dos passageiros. Leonardo Igrejas, da RJ Pneus, recomenda o exame do conjunto por um profissional. Entretanto, é possível que o proprietário faça um teste do amortecedor. "A pessoa deve fazer um pressão sobre as rodas para baixo e soltar imediatamente. Se o carro retorna a altura padrão e para, o amortecedor está bom. Se ele ficar vibrando, oscilando, cintilando muito, é sinal que a peça não está boa. Normalmente, não é necessário fazer em todas as rodas, porque se em um ponto está ruim, a tendência é que todo o restante esteja em razão do conjunto sofrer desgaste igual", completa.

O especialista ainda reforça a importância da verificação de ferramentas, como farol, lanterna, buzina e limpador de para-brisa. Há, também, a necessidade de fazer na direção o alinhamento, balanceamento e cambagem. De preferência, respeitando o intervalo entre três e seis meses.

Vidas em risco

Um carro sem manutenção pode ser um perigo, como alerta Joel Oliveira, do Auto Center Premium. "Um carro sem revisão está mais propenso a acidentes, que podem custar a vida. O veículo vai transportar toda a família. Então, ele precisa estar realmente todo revisado, para que o motorista possa ter o seu controle", comenta. Nenhum sistema pode ser desconsiderado, porque tudo no automóvel pode ser relevante em algum momento. "O esguicho, por exemplo, a água do sistema deve ser checada porque o limpador de para-brisas devem estar em perfeitas condições em casa de chuva", aponta Hélio Dias, da Fiorenza. Ele alerta sobre os riscos de ignorar revisões: "É bom checar o alinhamento. É perigoso se o carro estiver desalinhado, pois pode sair numa curva".

Lazer na estrada

Horas de estrada ficam melhores com algum lazer. "Nesta época, temos uma procura grande por multimídias diversos, DVDs", conta Sirley de Souza, da Prorley acessórios. Também em razão do feriado, o comerciante conta que há demanda extra por engates para reboque e os maleiros chamados 'thule', afixados no teto.

Você pode gostar