Faróis e lanternas podem apresentar infiltrações se vedação não estiver correta. Caixa recipiente deve ser limpa para evitar acúmulo de sujeira nos drenos - Reprodução Youtube
Faróis e lanternas podem apresentar infiltrações se vedação não estiver correta. Caixa recipiente deve ser limpa para evitar acúmulo de sujeira nos drenosReprodução Youtube
Por Lucas Cardoso

Rio - A infiltração de água é algo que pode causar muitos transtornos para os proprietários de carros. Com a incidência maior de chuvas nessa época do ano, o número de clientes procurando auto-centros e oficinas devido a esse tipo de problemas cresce. Se alguma peça estiver fora do lugar ou mal conservada, qualquer lavagem pode causar a entrada de água no interior do veículo. O Dia conversou com o diretor da Rei dos Vidros, Raphael Tufani, para descobrir quais são as situações que isso acontece e dicas para evitar uma ida a oficina desnecessária.

Segundo o especialista, um dos problemas mais recorrentes onde ocorre a infiltração de água é quando o proprietário do veículo, após passar por um acidente, realiza a troca dos faróis ou lanterna mas não escolhe peças de qualidade. "Quando a peça de reparo é paralela, existe uma grande possibilidade dela vir sem todos os itens necessários da vedação", diz Raphael. Ainda de acordo com ele, como os componentes participam do escoamento da água e impedem a infiltração, se não estiverem de acordo com o padrão o risco se agrava.

No caso dos para-brisas, se as borrachas estiverem ressecadas,, existe a possibilidade de um vazamento. Nesses casos, o ideal é que o dono do carro tente checar por onde a água está entrando, sem jogar água. "Com ajuda de uma pessoa fora do carro, durante a noite deve-se apontar uma lanterna para as extremidades do vidro. Se a pessoa que estiver do lado de fora, conseguir ver a luz pelo revestimento, há um ponto de infiltração", sugere o especialista.

Em casos de carros deixados na rua, segundo Raphael, folhas e poeira podem entupir a grade de recolhimento, que fica entre o capô e o para-brisa. "Nas duas extremidades dessa calha, existem dois drenos. Com o acumulo de folhas e poeira, eles podem se entupir e causar um vazamento no interior do carro", explica. Segundo o especialista, existe uma maneira simples de reverter o entupimento. "O proprietário pode tirar a parte grossa de sujeira e depois pegar uma mangueira de jardim e colocá-la diretamente no recipiente. Com a pressão da água, a tendência é que os drenos desentupam e voltem a funcionar normalmente", diz.

As portas também podem ser afetadas pelo tempo e desgaste natural. "Já vimos casos em que o cliente chegou aqui com a porta cheia d'água", conta o profissional. De acordo com ele, isso acontece quando as borrachas que estão faceadas aos vidros racham e deformam, abrindo espaço para a passagem de água e qualquer outro tipo de sujeira. "O movimento repetitivo dos vidros provoca o desgaste, mas também existem os hábitos que causam isso, como apoiar o braço na porta com os vidros abertos", esclarece Raphael.

No caso das portas, o especialista da uma dica simples e prática que pode tirar a dúvida se a vedação está funcionando da maneira correta. "Basta pegar uma folha de jornal e fechar a porta do carro sobre ela. Se quando o proprietário puxar, ela rasgar. Sinal que a vedação está boa. Mas se ela sair com facilidade, é sinal de problema", diz.

Outra peça que requer a atenção do motorista é o ar-condicionado, que pode ser influenciado pelo entupimento dos drenos. De acordo com o especialista, se o funcionamento do motor tiver algum aquecimento, o sistema pode apresentar condensação

Os custos para reparar as infiltrações ficam a partir de R$ 150. "Nos casos mais simples, quando se é trocada apenas uma borracha de vedação de uma porta, gasta-se menos. Mas em alguns casos, se o carro do cliente estiver com problemas em outras vedações, o custo pode se elevar bastante", esclarece.

Você pode gostar
Comentários