Luz diurna em LEDs é feita por filetes verticais posicionados logo abaixo dos faróis. Tecnologia se repete nas lanternas traseiras - fotos Divulgação
Luz diurna em LEDs é feita por filetes verticais posicionados logo abaixo dos faróis. Tecnologia se repete nas lanternas traseirasfotos Divulgação
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Rio - A Audi divulgou detalhes do novo SUV topo de linha da marca. O Q8 vai aparecer por aqui, em novembro, durante o Salão do Automóvel, em São Paulo. Com tamanho que impõe respeito, modelo se destaca pelos quase três metros de entre-eixos e os quase cinco de comprimento. A marca ainda não revelou os preços.

De acordo com a montadora, a proposta do Q8 é ofecerer a elegância de um coupé com a versatilidade de um SUV. Para justificar os dois metros de largura (maior da linha), o modelo pode ser equipado com uma fileira extra de bancos. Se rebatidos, esses assentos elevam a capacidade do porta-malas de 605 litros para 1755 l. De série, a tampa do porta-malas é operada eletricamente e pode vir com um tampão retrátil elétrico como opcional.

Design

Com visual inovador, o modelo vai antecipar o design da nova família Q. No geral, a dianteira é a porção do novo topo de linha da Audi que mais chama atenção. Faróis Full-LEDs e entradas de ar, onde estão as iluminações de neblina, acompanham as linhas da grade octagonal. Ao centro, posicionada entre os seis filetes, estão as quatro argolas da marca.

Na traseira, lanternas em Matrix LEDs são ligadas de ponta a ponta e contam com frisos iluminados verticais, assim como luzes diurnas dianteiras. As ponteiras do escapamento com design trapezoidal ficam escondidas em aberturas posicionadas no para-choque.

Já o interior do modelo é luxuoso e remete ao sedã A8. São duas telas sensíveis ao toque: uma de 10,1 polegadas (central multimídia) e outra de 8,6 polegadas (controles do ar-condicionado e GPS). Além disso, o painel de instrumentos também é 100% digital e tem 12,3 polegadas.

A motorização do 'SUVzão' é híbrida. Quando o motor 3.0 turbodiesel de 290 cv de potência e 61,2 kg de torque máximo está no limite, o sistema utiliza uma rede elétrica de 40 volts, via bateria de íon-lítio, para reduzir o consumo. O câmbio é automático de oito velocidades.

Segundo a Audi, o propulsor é capaz de fazer o Q8 ir de zero a 100 km/h em 6,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 231 km/h. Futuramente, a linha do Q8 deve aumentar com a chegada de versões com motor 3.0 turbodiesel de 234 cv e outro 3.0 turbo a gasolina de 344 cv.

Apesar de não ter previsão de chegar ao Brasil, o Q8 já tem, como concorrentes diretos, o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé.

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