Frota de veículos envelhece há seis anos consecutivos - Daniel Castelo Branco
Frota de veículos envelhece há seis anos consecutivosDaniel Castelo Branco
Por Lucas Cardoso

Rio - Com a redução da taxa Selic ao nível mínimo (6,50%) desde maio, o número de financiamentos de automóveis seminovos, usados e zero vêm crescendo em todo o país. Negócios com percentual baixo de juros nas parcelas ou até sem nenhum encargo desse tipo estimulam os negócios nas revendedoras, concessionárias e multimarcas. Contudo, o interessado em adquirir um carro precisa conhecer as modalidades de financiamento de crédito disponíveis na praça. Hoje, há duas modalidades praticas no país: o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o Leasing.

Para Roberto Lopes, dono da multimarcas Robmar, o comprador é responsável pelas condições de crédito. "Quando o cliente tem o nome limpo na praça, com histórico bom de pagamentos no CPF, conseguimos melhores condições. Se ele for bom pagador, terá um financiamento mais em conta", comenta. Hoje, o pagamento pode ser feito em até 60 meses. "O cliente deve colocar tudo na ponta do lápis para evitar o endividamento e a perda do bem", orienta.

Rui Machado, gerente de vendas da concessionária Dive (Ford), explica que o Leasing caiu em desuso devido às condições mais vantajosas oferecidas pelo CDC.

"O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o modelo mais comum. Nele, a instituição financeira paga a concessionária pelo carro e o cliente ressarce o valor de forma parcelada ao bancomaneira parcelada o valor para a instituição. No Leasing, o cliente não é proprietário do carro e seu nome não está no documento. É como se fosse um carro alugado durante todo o tempo do contrato", compara.

Pesquisa

Levantamento da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) mostrou alta de 5,2% nos financiamentos em junho, em comparação com o mesmo período de 2017. O gerente da multimarcas Invicta, Jorge Wanderson, orienta: "O cliente deve buscar a melhor condição. As lojas têm contatos com instituições financeiras, mas ele também pode contactar o banco do qual é correntista".

MEIs têm mais vantagens na venda direta
Publicidade
Os consumidores que possuem CNPJ atrelado ao CPF ainda encontram mais vantagens na hora da aquisição do carro, e podem utilizar o modelo de venda direta. "Nele, as concessionárias e montadoras oferecem descontos diretos para quem compra carro em nome da empresa. O abatimento depende da marca e do modelo, além da quantidade de unidades compradas. No geral, os descontos podem chegar até 25%", explica Marcelus Régis, da concessionária Fiorenza (Volkswagen).
Segundo o profissional, o crescimento dos Microempreendedores individuais tem influenciado no número de vendas. "Os MEIs não somente podem comprar um veículo como pessoa jurídica, como conseguem desconto ao emitir nota fiscal com CNPJ", diz. As condições de pagamento são as mesmas: à vista, por meio de consórcio ou financiamento.
Publicidade
FINANCIAMENTOS
Publicidade
CDC (Crédito Direto ao Consumidor): Neste tipo de financiamento, o comprador pode ter o veículo em seu próprio nome enquanto paga as parcelas. É como um empréstimo junto à instituição financeira. O veículo fica alienado ao banco até que as parcelas sejam quitadas.
Leasing: Nesta modalidade, o bem fica em nome da instituição financeira. É como se o consumidor tivesse alugado o carro. A pessoa só se torna proprietária do veículo de fato, com seu nome na documentação, quando quita todas as parcelas.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários