Em 1966, quando foi apresentado ao mercado dos Estados Unidos, o Bronco trazia a proposta de ser resistente como veículos militares, mas confortável como um carro de passeio. A receita logo agradou ao público da terra do Tio Sam que aprovou o modelo e o tornou um dos mais vendidos no mercado em pouco tempo.
Segundo a Ford, o Bronco Sport, versão menor do Bronco, que é importado do México, deve brigar por mercado principalmente com modelos de marcas premium, como é o caso do Land Rover Discovery Sport, que tem a versão 'S' partindo de pouco mais R$ 293 mil.
Para a missão complicada de brigar com os rivais premium, a Ford apostou em diferenciais no quesito 4x4. O Bronco conta com destaques nesse quesito como piloto automático de trilha (Trail Control), que facilita a vida do motorista em várias condições de piso. O modelo traz ainda uma câmera de 180° instalada na dianteira. O equipamento promete garantir visão de obstáculos fora do campo de visão do motorista, como pedras.
Outro diferencial do modelo é o sistema de suspensão de alta performance com peças em alumínio. Chamado de HOSS, a tecnologia garante 40% de peso a menos no eixo dianteiro em relação ao eixo sólido.
Nas medidas, o modelo também mostra boas credenciais para a aventura. São 22,3 cm de vão livre, 30,4° de ângulo de entrada, 33,1° ângulo de saída e 20,4 ° em rampas. A capacidade de imersão em trechos alagados é de 60 cm. A Ford também aposta nos sete modos de condução oferecidos no sistema de Gerenciamento de Terrenos (G.O.A.T. Modes), que adapta o carro a condução em diferentes situações de piso. São eles: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rocha.
No quesito visual, o Bronco Sport bebe muito do seu antecessor. As porções são bem definidas e as linhas da carroceria sempre retas, mas o modelo inova pela dianteira. O SUV médio da Ford chama atenção pelo grande nome na grade dianteira e pelo conjunto de iluminação, com faróis arredondados em LED. A peça tem barra que se estende até a logo do modelo posicionada ao centro da grade. Ainda na dianteira, o para-choque da versão traz apenas plástico preto fosco.
Dos lados, chama atenção a pintura em dois tons, sempre com preto no teto e colunas. As rodas são de liga 17 polegadas, com acabamento escurecido e pneus de uso misto all-terrain. Atrás, o modelo mantém as linhas horizontais e traz lanternas com iluminação em LED. A tampa do porta-malas tem abertura tradicional ou direto pelo vidro, o que promete facilitar a vida do motorista em vagas mais apertadas.
Por dentro, o modelo tem design premium, com bancos em dois tons e acabamento em tecido suede. O painel de instrumentos mescla mostradores analógicos a uma tela de 6,7 polegadas em TFT. A central multimídia Sync 3 tem 8 polegadas. Há carregador por indução e sistema Ford Pass, que permite o controle remoto de funções como bloqueio das portas, ignição do carro e até a localização.