Campanha começou ontem (14)Divulgação

Ontem (14), por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-RJ) , a prefeitura de Barra do Piraí iniciou a campanha de vacinação contra a brucelose bovina. Nessa etapa, serão vacinadas as bezerras de 3 a 8 meses e a aplicação do imunizante será realizada nas próprias fazendas locais por um veterinário da Secretaria cadastrado no Núcleo de Defesa Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura.

A brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, principalmente pela Brucella abortus. A enfermidade se caracteriza pelo nascimento de bezerros fracos, a queda na produção de leite, abortos no terço final da gestação, inflamação das articulações, dentre outros sintomas. Dessa forma, ela acaba acarretando problemas sanitários sérios e importantes, podendo causar também prejuízos econômicos. A doença se configura como uma zoonose, ou seja, pode infectar humanos por contato direto com um animal doente ou pela ingestão de carne, leite e derivados sem o tratamento térmico adequado. “O município de Barra do Piraí é um dos poucos do estado que compra, distribui e aplica, gratuitamente, a vacina contra a brucelose. Isso é uma grande prova do compromisso e dedicação que temos com os nossos produtores rurais e com nosso gado”, disse o secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Jesus.
O prefeito de Barra do Piraí ressaltou a importância da campanha para a manutenção do trabalho dos produtores rurais e para a saúde dos animais. “A vacinação é, sem dúvidas, importantíssima para a prosperidade e continuidade do trabalho dos pecuaristas. Através dela, nós zelamos pela segurança do nosso rebanho. Por isso, é vital que ela esteja em dia”, disse Mario Esteves.