Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º do Ensino Médio premiados no “Festival Sesi de Robótica 2022” foram recebidos pelo prefeito de Barra do Piraí. Acompanhados da diretora Marcella Carolina Motta e da equipe pedagógica da unidade do Sesi do município, os estudantes apresentaram a Mario Esteves prefeito o projeto que ficou em primeiro lugar nas categorias Regional e Nacional em primeiro lugar.
O projeto vencedor, realizado pelos alunos barrenses, foi construído a partir de um estudo de viabilidade e logística para melhorar a qualidade de vida dos moradores do distrito de São José do Turvo, distante 32 km da sede do município. Desenvolvido em parceria com a prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Educação, e com uma rede de drogarias privada, o estudo visa a viabilidade de entrega de medicamentos à comunidade local diária e sem custos de frete.
Os alunos foram a campo no Turvo verificar quais as necessidades da comunidade e verificaram que a distância do centro comercial da cidade faz como que eles tenham dificuldades para aquisição de gêneros importantes, como a compra de medicamentos. Diante desta realidade, foi feito um estudo e a busca de parcerias para solucionar a questão. Através da parceria com uma rede de drogarias, para venda através da internet e como apoio da Secretaria de Educação, no transporte dos produtos, o projeto foi montado e acabou o vencedor por seu cunho social.
De acordo com a diretora Marcella Carolina, um dos grandes objetivos do programa de Robótica do Sesi é, além de trabalhar as questões pedagógicas, incentivar os alunos a conhecer e auxiliar na soluções de problemas sociais. “Em projetos como este, os alunos vivenciam a realidade da comunidade onde reside e podem contribuir para o seu desenvolvimento através do conhecimento”, destacou a professora.
Os alunos foram parabenizados pelo prefeito, que manifestou apoio para a continuidade ao projeto na última sexta (24). A expansão da rede de internet para a praça do Turvo também foi debatida e aprovada por Mário Esteves. Na oportunidade, os alunos foram convidados a desenvolver um projeto para ser aplicado na cabine do avião que será implantado no roteiro Turístico do distrito de Ipiabas. “Fiquei surpreso com o desenvolvimento do projeto deles. Isso mostra que, toda movimentação em favor da educação, é transformadora. Esses jovens buscaram, em suas vocações, a grandeza para levar, à população do Turvo, uma melhor qualidade de vida, com a parceria com a iniciativa privada. Cada vez mais vejo que estamos no caminho certo quando se fala desse assunto; da educação. E, reconhecendo esse belo trabalho, convidei os alunos a desenvolverem um aplicativo para ser executado no metaverso do avião de Ipiabas. Isso será fantástico”, disse o prefeito de Barra.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.