Vila Olímpica de Belford Roxo promove avaliação física dos alunos
O objetivo é identificar e analisar o nível de condicionamento físico dos alunos, visando assim melhorar a qualidade de vida na perspectiva da saúde integral
O professor Ricardo Mariano com a aluna Jessica Rangel - Divulgação
O professor Ricardo Mariano com a aluna Jessica RangelDivulgação
Por O Dia
Belford Roxo - A Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo iniciou nesta semana, na Vila Olímpica, o Projeto de Avaliação Monitorada para Atividades Físicas Regulares (AMAR). O objetivo é identificar e analisar o nível de condicionamento físico dos alunos, visando assim melhorar a qualidade de vida na perspectiva da saúde integral.
“Quando pensamos em praticar qualquer tipo de exercício físico, temos que nos conscientizar da importância deste para nossas vidas, pois somos seres locomotores e como tal, o movimento é essencial para nossa existência, e principalmente, para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, mas antes de iniciarmos qualquer tipo de atividade física devemos fazer a avaliação médica, que é feita por um médico e física feita pelo profissional de Educação Física. As avaliações são fundamentais para iniciarmos a prática dos exercícios físicos”, afirmaram os educadores físicos Ricardo Mariano e João Carlos de Oliveira.
Publicidade
A avaliação física é essencial para iniciar a prática de atividades e/ou exercícios físicos.
O AMAR
Publicidade
O profissional de Educação Física estará fazendo uma anamnese (avaliação), na qual verificará dentre outros, frequência cardíaca, pressão arterial, a antropometria como IMC (índice de massa corporal), ICQ (Índice de cintura e quadril), com isso poderá avaliar o percentual de massa gorda (gordura) e a massa magra do aluno. Além disso, através da perimetria (Medidas corporais) saberá as medidas das dobras cutâneas.
Outro procedimento é a avaliação postural para verificar os problemas relacionados à postura como possíveis lordoses, escolioses e cifoses.
Publicidade
A partir desta avaliação física, o professor poderá prescrever o tipo de exercício ideal de acordo com a necessidade e interesse do aluno. Com todas as informações coletadas e analisadas, o professor munido do seu conhecimento técnico e científico consegue ser mais assertivo nas suas prescrições e nas seleções dos exercícios.
Para Jessica Rangel, 32 anos, operadora de telemarketing, frequentadora da turma de Treinamento Funcional e GAP, a Avaliação Física tem um papel fundamental para os alunos, pois através dela podem acompanhar a evolução do corpo de acordo com o tempo que estão participando das aulas. Além de monitorar a saúde, podendo evitar futuras doenças.
Publicidade
“Temos que estar atentos no bem estar de nossos alunos e fazer tudo para mantê-los saudáveis e motivados para realizarem os exercícios físicos. A Avaliação Física é mais um instrumento que vamos utilizar para beneficiá-los. Graças ao apoio do prefeito Waguinho, temos professores especializados, material, espaço adequado e muita disposição para fazer o melhor para a população.”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Gomes.
As avaliações são realizadas as segundas e sextas-feiras das 8h às 16h, pelos professores Ricardo Mariano e João Carlos Oliveira. Sempre obedecendo às normas da OMS contra a pandemia da Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.