Os pássaros serão encaminhados ao Ibama para acolhimento, tratamento veterinário e retorno à naturezaDivulgação / DPMA

Belford Roxo - Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (25/08), 11 pessoas que participavam de um torneio irregular de canto de pássaros. O evento, sem autorização das autoridades competentes, era realizado em um clube de Parque Martinho, em Belford Roxo.
No local, havia dezenas de aves, das espécies tiziu e trinca-ferro, sem anilhas e respectivas licenças. Os animais são avaliados em cerca de R$ 100 mil. Os agentes também apreenderam troféus destinados aos competidores e joias que serviriam de prêmio.
Dos presos, nove eram competidores e dois eram da organização do evento. Eles foram autuados por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo.
Os pássaros serão encaminhados ao Ibama para acolhimento, tratamento veterinário e retorno à natureza. Os dados qualificativos de todos os envolvidos serão repassados pela DPMA ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao Ibama, para as providências cabíveis (multas).