Agentes de combate às endemias participaram de capacitação para o Dia de combate à raivaRafael Barreto/PMBR
A capacitação foi ministrada pelas médicas veterinárias Taty Machado e Fabíola D’Ambrósio, que também estarão presentes no Dia D. De acordo com a Taty, muitas dúvidas surgiram dos alunos, tantos novos quantos os mais antigos no setor. “Antes de fazer a simulação da vacinação de um cachorro, nós conversamos sobre o que é a raiva, como se transmite e desenvolve, como os pontos de vacinação estarão preparados, a importância da imunização, entre muitos outros temas”, explicou Taty, que está no município desde 2004.
Previsão de 10 mil animais vacinados
De acordo com o subsecretário de Saúde, Brayan Lima, a previsão é de que cerca de 10 mil cães e gatos sejam vacinados. “Sete agentes estarão em cada ponto de vacinação aplicando as doses. Com nossas ações semanais já conseguimos imunizar 25.471 animais, sendo 19.639 cães e 5.832 gatos”, informou Brayan.
Trabalhando no setor de endemias há 30 anos, Luiz Cláudio, 52, explicou que é a segunda capacitação sobre o assunto que participa. “Antigamente, era comum ser escalado para a vacinação e nos passarem uma pequena revisão meia hora antes de começar a imunização. Agora a gestão nos dá condição para aprendermos de fato com uma capacitação técnica e mais segurança”, resumiu Luiz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.