Covid-19 ( coronavírus ) - Imagem de internet
Covid-19 ( coronavírus )Imagem de internet
Por Juarez Volotão
Cabo Frio - A classificação de risco da Região dos Lagos, que inclui cidades como Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, entre outras que juntas formam a Baixada Litorânea, foi alterada pela Secretaria Extraordinária da Covid-19 de 'baixo risco', como noticiamos aqui em O Dia - https://odia.ig.com.br/cabo-frio/2020/07/5956814-regiao-dos-lagos-e-classificada-como-risco-baixo-para-a-covid-19.html - para risco 'moderado', segundo a mais recente nota técnica publicada nesta terça-feira (4). 
A atualização do Pacto Covid analisa a semana epidemiológica 29 (de 12 a 18 de julho) com indicadores sobre o avanço, mudanças e alterações sobre a pandemia do coronavírus no Estado do Rio de Janeiro. Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Covid-19, as oscilações dos números e da variação do risco são esperadas, mas o diálogo com os 92 municípios é constante, se fazendo necessária uma análise regional da curva da epidemia do novo vírus para que as decisões sejam aplicadas na esfera local.
Publicidade
A Região dos Lagos (Baixada Litorânea) sai da zona amarela, que representa 'baixo risco' e entra na zona laranja, que representa 'risco moderado'. 
Entenda os critérios e a tabela de cores: 
Publicidade
A tabela da Secretaria Extraordinária da Covid-19 está dividida em cinco cores. A roxa indica um risco muito alto de transmissão do novo coronavírus; a vermelha indica risco alto; na laranja o risco é moderado; com a amarela significa que é baixo; e a verde aponta um risco muito baixo.

Para enquadrar as regiões do estado nas faixas de cores são usados seis indicadores, três deles relativos à capacidade do sistema de saúde de atender os pacientes de covid-19 e três indicadores epidemiológicos, com o número de novos óbitos pela doença, casos e percentual de testes positivos em relação ao total dos exames realizados.