Sede da Prefeitura da cidade  - Prefeitura de Cabo Frio
Sede da Prefeitura da cidade Prefeitura de Cabo Frio
Por Juarez Volotão
Cabo Frio - Parece que as demissões em massa realizadas pelo prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, do DEM, de 1.240 cargos comissionados da Prefeitura Municipal, realizadas em 11 de agosto de 2020 através de decreto número 6.312 - como você pode ler aqui em O Dia https://odia.ig.com.br/cabo-frio/2020/08/5969724-demissao-em-massa-dos-comissionados-na-prefeitura-de-cabo-frio.html#foto=1 -, com o argumento de enxugar a máquina pública e a folha de pagamento, reduzir despesas e fazer uma reestruturação administrativa, devido à queda na arrecadação dos royalties e ainda aos reflexos financeiros da quarentena e da pandemia do coronavírus, não passaram de historinha ou uma troca de seis por meia dúzia. 
Passados 15 dias após a onda de demissões que serviriam para uma adequação das receitas e dos gastos a nova realidade econômica da cidade, a Prefeitura de Cabo Frio já realizou a contratação de 409 servidores comissionados, quantidade correspondente a 32% dos 1.240 servidores demitidos, segundo levantamento feito no Diário Oficial do município, divulgado na Folha dos Lagos.
Publicidade
O Governo municipal, que na época alegou um choque de gestão necessário com o corte de pessoal, voltou a contratar e a preencher cargos comissionados na mesma rapidez arriscando deixar a folha de pagamento inchada, chegando a comprometer a receita do município, ultrapassando o percentual liberado pela Lei de Responsabilidade Fiscal destinado ao pagamento de servidores.
Procurada, a Prefeitura de Cabo Frio informou que está fazendo o levantamento com o valor real da economia nas despesas com a reestruturação da administração municipal, que ainda está em andamento. Essa diferença só será sentida em números reais com o pagamento da folha do mês de setembro, uma vez que as exonerações foram feitas no dia 12 de agosto. Neste momento a Prefeitura de Cabo Frio trabalha para pagar os salários referentes aos meses de julho (de alguns servidores) e agosto. A Prefeitura reforçou que todas as informações com a reestruturação estarão disponíveis no Portal da Transparência. 
Publicidade