Filas antes mesmo da abertura dos postos de saúde Ludmila Lopes (RC24h)

Por Renata Cristiane
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos, iniciou nesta sexta-feira (4) a vacinação de todos os profissionais da educação. O dia foi marcado por filas de espera e cenas de protestos em defesa do SUS e contra o presidente Bolsonaro. A secretaria Municipal de Saúde fez novas atualizações para a vacinação. Entre as mudanças estão novo horário, nova segmentação para o público alvo e a exigência de novos documentos.

Nesta fase serão vacinados os profissionais de educação das redes pública (municipal, estadual e federal) e privada que atuam no município nos segmentos de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio. A imunização é válida para todos os profissionais que atuam nas unidades de ensino, dentro dos segmentos listados.

Nesta sexta-feira (4) será aplicada a primeira dose nos profissionais com idade entre 30 e 59 anos. Quem não puder se vacinar nesta sexta, poderá receber a vacina na próxima terça (8) e quinta-feira (10), junto com os profissionais da educação de 18 a 29 anos.
Além de aguardar pela imunização, os profissionais aproveitaram o momento para expor sua insatisfação com o atual cenário político do país. "Vou virar jacaré", afirmou um dos professores.
Protestos não falaram  - Ludmila Lopes (RC24h)
Protestos não falaram Ludmila Lopes (RC24h)

A vacinação acontece no PAM de São Cristóvão, no Centro Educacional Professora Marli Capp, nas unidades de saúde específicas para a Covid-19, e também nos polos de drive-thru. O horário, no entanto, foi alterado: será das 10h às 16h.

Outra mudança foi com relação à segmentação do público alvo, que deixou de ser somente para profissionais da educação de Cabo Frio que moram na cidade, e passou a ser para profissionais da educação de Cabo Frio que trabalham e/ou moram na cidade.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio também atualizou as documentações exigidas para a imunização. Passa a ser obrigatório o comprovante de residência daqueles que moram em Cabo Frio mas trabalham em outra cidade.
Os professores tiveram que enfrentar filas, mas apesar disso, a maioria estava feliz com a chegada do momento de vacinação  - Ludmila Lopes (RC24h)
Os professores tiveram que enfrentar filas, mas apesar disso, a maioria estava feliz com a chegada do momento de vacinação Ludmila Lopes (RC24h)

Além disso, serão exigidos de todos documento de identidade oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS. Será necessário, ainda, entregar a cópia do contracheque com local de trabalho e cargo ou comprovante de vínculo ativo com carimbo e assinatura do responsável da escola.

ONDE SE VACINAR:
– sexta (4), terça (8) e quinta (10), das 10h às 16h

1º DISTRITO
ESF Jardim Náutilus – Rua Guiana, s/nº
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo, nº 1393
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
PAM de São Cristóvão – Rua Manoel José de Carvalho, 97
Drive-thru do Centro Municipal de Reabilitação – Avenida Henrique Terra, 706, esquina com a Avenida Quatro Estações – Novo Portinho

2º DISTRITO
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
Centro Educacional Professora Marli Capp – Rua E, Quadra 15, 20 – Unamar
Drive-thru do PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº