Ato será nesta sexta-feira (3), às 9h, em frente a sede da Auto Viação SalineiraLuiz Felipe Rodrigues (RC24h)

Um grupo de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) do campus de Cabo Frio, na Região dos Lagos, estão organizando um ato nesta sexta-feira (3) por conta da suspensão do vale transporte deles.
A manifestação está marcada para 9h, em frente a sede da Auto Viação Salineira, na Avenida Central, em Cabo Frio.
Os alunos da instituição argumentam que, sem o passe livre estudantil, “muita gente não teria condições pra pagar tantas passagens por dia”. Afinal, existe até mesmo um número considerável de estudantes que moram em outras cidades e precisam pegar mais de dois ônibus para chegar até a escola.
Em áudio encaminhado ao Portal O Dia, um estudante que mora no bairro Caminho Verde, em Cabo Frio, disse que precisa pegar quatro ônibus por dia para estudar no IFF, o que geraria a ele um custo de quase R$500/mês.
“Se eu tivesse esse dinheiro para gastar com transporte por mês, eu não estaria optando pelo transporte público”, disparou o jovem.
Em nota, a Auto Viação Salineira informou que, “enquanto concessionária, não cabe à empresa, a emissão do Vale Educação, e sim ao Governo do Estado do Rio de Janeiro”.
“O transporte gratuito dos estudantes sem o devido repasse das verbas de custeio coloca a concessionária em sério risco de paralisação de suas atividades em razão do desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”, explicou a empresa.
Nós questionamos desde quando a Salineira estaria sem receber os repasses do Governo, mas ainda não tivemos resposta.
Este ano, os alunos do IFF não foram transportados de forma gratuita através do benefício.
O Portal O Dia também procurou as secretarias estaduais de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do núcleo de Comunicação do Interior para um posicionamento sobre a falta de repasses para o transporte dos estudantes.
Até o fechamento deste texto, não recebemos retorno.