O anúncio foi feito pelo próprio secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho Azevedo, por telefone, no final da tarde desta terça-feira (7)Laís Vargas (RC24h)

O Hospital Universitário da UERJ Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, deve finalmente começar a atender pacientes a partir desta quarta-feira (8).
O anúncio foi feito pelo próprio secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho Azevedo, por telefone, no final da tarde desta terça-feira (7). Ele informou que a unidade já entrou na regulação do Estado e o hospital já começará a realizar cirurgias de baixa e média complexidade. Mas, segundo o secretário, ele já está buscando com os caminhos junto ao Ministério da Saúde para garantir também as cirurgias de alta complexidade.

Serginho lembrou ainda que “há quase quatro anos Cabo Frio não faz pequenas cirurgias como de hérnia e vesícula, mas agora vai poder atender a esses casos”. O secretário destacou ainda que como o hospital foi criado para atender pacientes de coronavírus e, portanto, os leitos de UTI permanecem prontos para atender caso haja uma nova onda da COVID-19 ou agravamento da pandemia por conta dessa nova variantes Ômicron. A unidade hospitalar foi inaugurada no dia 15 de outubro, mas devido a problemas burocráticos não iniciou os atendimentos. A unidade tem cerca de 50 leitos.

Sobre o hospital

O hospital, anteriormente incorporado à rede privada, estava fechado desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento.

Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (que leva seu nome) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).