O ato voluntário pode salvar até quatro vidas por doador, de acordo com o Hemorio - Gerson Peres/Divulgação
O ato voluntário pode salvar até quatro vidas por doador, de acordo com o HemorioGerson Peres/Divulgação
Por O Dia
A Prefeitura de Magé, em parceria com o Hemorio, promoverá a 3ª edição da campanha de doação de sangue em 2020, no dia 11 de novembro, das 10h às 15h, no auditório do Hospital Municipal de Magé.

A ação tem como meta a coleta de 120 bolsas de sangue. Em média, o Hospital Municipal de Magé realiza de 80 a 120 transfusões mensalmente, além de distribuir bolsas de sangue para as demais unidades do município.

O ato voluntário pode salvar até quatro vidas por doador, de acordo com o Hemorio. E com o objetivo de salvar mais pacientes através de uma doação, os profissionais separam o sangue em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.

Condições básicas para doar:
Sentir-se bem, com saúde;
Pesar acima de 50 kg;
Ter entre 16 e 60 anos de idade (pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização);
Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional.

Recomendações para o dia da doação:
Nunca vá doar sangue em jejum;
Repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos.

Vacinação
A campanha de Multivacinação em Magé segue até o dia 29 de outubro, já que o decreto municipal nº 3.388/20 transferiu o feriado do dia 28 (Dia do Servidor Público), quarta-feira, para o dia 30 (sexta). A ação que começou no dia 5 deste mês, tem a meta de atualizar a caderneta de vacinação desde as crianças de dois meses, adolescentes e adultos que também são público-alvo de algumas das vacinas.

Magé tem 42 Unidades de Saúde da Família, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Imunização, que continuarão ministrando as doses de segunda a sexta-feira das 8h às 17h até o término da campanha, no dia 29 de outubro. A imunização respeita os novos protocolos de saúde, como uso de máscaras e distanciamento social.

Um total de 3.997 doses foram ministradas no último dia 17 de outubro, Dia D de vacinação. No dia, estiveram disponíveis as vacinas DT, DTP, DTPa, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente, Pneumo 10, Rotavírus, Dupla Viral, Tríplice Viral, Varicela, VIP e VOP. Na ação, 51 pontos de vacinação foram preparados para promover a imunização dos cidadãos dos dois meses de idade aos 59 anos.